Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/15554
Title: | Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos |
Author(s): | Ambrósio, Ana Paula L. Almeida, Leandro S. Macedo, Joaquim Santos, Alexandre Franco, Amanda Helena Rodrigues |
Keywords: | Programação de computadores Informática Raciocínio algorítmico Aptidões cognitivas Ensino Superior |
Issue date: | 2011 |
Publisher: | Universidad de A Coruña Universidade do Minho |
Journal: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Abstract(s): | As dificuldades dos alunos na aprendizagem das disciplinas de programação de computadores são frequentes, explicando o insucesso académico e o abandono de alguns alunos nos cursos de informática. Neste artigo, descrevemos tais dificuldades tomando o discurso de professores e de alunos, contrastando aqui alunos com bom e fraco rendimento Neste sentido, após um levantamento da literatura internacional na área, descrevemos as percepções de professores e alunos sobre as exigências cognitivas e académicas da aprendizagem de programação. Os resultados obtidos sugerem que os fracos alunos apresentam claras dificuldades na abstracção dos problemas e tendem para uma resolução por tentativa e erro dos problemas. Os bons alunos, descrevem uma maior concentração dos seus esforços na análise aprofundada do problema, sua partição e representação mental, avançando para a resolução com maior clareza cognitiva, organizando a solução em passos sequenciais. Students’ learning difficulties in university computer programming courses are frequent and often insurmountable, leading to high failure and dropout rates. This paper describes these difficulties based on the discourse of teachers and students, comparing students with high and low performance. In this sense, after a survey of international literature in the domain, this study presents teachers’ and students’ perceptions about the cognitive and academic requirements of learning to program. The results suggest that low achievers present clear problem abstraction difficulties and lean towards solving problems by trial and error. Good students show greater concentration effort on a profound analysis of the problema, its partition and mental representation, advancing towards a solution with greater cognitive clarity, organizing the solution in sequential steps. Las dificultades de los alumnos en el aprendizaje de las disciplinas de programación de ordenadores son frecuentes, explicando el fracaso académico y el abandono de algunos alumnos de los cursos de informática. En este artículo, describimos estas dificultades tomando el discurso de maestros y de alumnos, diferenciando alumnos con un bueno y un malo rendimiento. En este sentido, después de hacer el levantamiento de la literatura internacional en el área, describimos las percepciones de maestros y alumnos acerca de las exigencias cognitivas y académicas del aprendizaje de programación. Los resultados obtenidos sugieren que los malos alumnos presentan claras dificultades en hacer la abstracción de los problemas y tienden a una resolución de los problemas por tentativa y error. Los buenos alumnos describen una mayor concentración de sus esfuerzos en el análisis profundada del problema, su partición y representación mental, avanzando para la resolución com una mayor clareza cognitiva, organizando la solución en pasos secuenciales. |
Type: | Article |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15554 |
ISSN: | 1138-1663 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Programação de computadores_compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos.pdf | Artigo em Revista | 114,06 kB | Adobe PDF | View/Open |