Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15864
Título: | Parecemo-nos tanto... A autonomia constrói-se uns com os outros |
Autor(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Projectos escolares Integração curricular das TIC Pedagogia para a autonomia |
Data: | Jul-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Apresenta-se uma reflexão sobre dois casos de duas escolas públicas de Ensino Básico (uma em Portugal e outra em Espanha) nas quais os professores pretendem usar tecnologias de informação e comunicação com os seus alunos de forma coerente, sensata e útil, tendo em vista uma boa aprendizagem, a motivação e o desenvolvimento da autonomia. Em ambas, estão em fase mais ou menos inicial, projectos que se prolongarão no tempo e que se constituirão, seguramente, em referência de boas práticas. Em ambos os casos recorreram a colegas universitários que com eles pudessem trabalhar gerando, assim, uma interacção entre saberes e experiências profissionais distintos, contudo e em tudo, partilhando lucidamente uma mesma espécie de paixão, a do ensino, bem como um grande respeito por si próprios e pelos seus alunos. Não se trata de uma comparação mas de uma constatação, fundada na observação directa e participante, de um conjunto de características e preocupações comuns a professores de diferentes níveis de ensino e de diferentes países, com as suas culturas particulares. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15864 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONGRESSO_IBERICO_PARECEMO_NOS_TANTO.pdf | 377,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |