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https://hdl.handle.net/1822/15933
Título: | Desígnios para um currículo democrático |
Autor(es): | Morgado, José Carlos Gonçalves, Ana Margarida |
Palavras-chave: | Currículo democrático Cultura colaborativa Mudança das práticas curriculares |
Data: | 2011 |
Editora: | Centro de Formação Francisco de Holanda |
Revista: | Revista ELO |
Resumo(s): | Embora a concretização de uma educação de base ser essencial para desenvolver saberes, capacidades e competências que permitam a cada indivíduo construir um pensamento autónomo, compreender os desafios com que se depara e integrar-se de forma plena numa sociedade em constante transformação, a melhoria dos níveis de escolarização não exime a escola de desenvolver, de forma intencional, uma educação democrática, isto é, uma educação capaz de dinamizar processos e práticas de adesão a valores e princípios de igualdade, respeito, solidariedade, tolerância, justiça e liberdade. Das várias transformações que é necessário introduzir no sistema de modo a concretizar tais propósitos, salientamos três aspectos que, em nosso entender, se revelam cruciais, e que abordaremos ao longo deste texto: (i) o desenvolvimento de um currículo democrático nas escolas, o que nos remete para a assunção de um conceito de currículo como projecto; (ii) o envolvimento dos vários agentes educativos nas decisões curriculares, transformando o desenvolvimento do currículo num processo amplamente participado; (iii) a construção de uma cultura colaborativa por parte dos professores, imprescindível para a mudança das suas práticas curriculares, só possível se se alterarem algumas rotinas e formas como os professores se organizam e trabalham nas escolas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15933 |
ISSN: | 1517-7238 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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