Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15940
Título: | Estudo sobre receptividade ao m-learning no ensino básico |
Autor(es): | Certal, Filipe Martins Carvalho, Ana Amélia Amorim |
Palavras-chave: | Mobile learning Receptividade ao m-learning Ensino básico Responsiveness to m-learning Elementary school study |
Data: | 28-Dez-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | Os jovens de hoje nasceram rodeados por tecnologias digitais e móveis e são por isso designados por “nativos digitais” ou “geração móvel”. Têm capacidades inatas na utilização das tecnologias digitais e móveis, que começam a ser exploradas no contexto educativo, o mobile learning. O principal objectivo deste estudo consiste em inquirir a receptividade ao mobile learning ou m-learning pelos alunos do ensino básico. Para tal, desenvolveu-se um conjunto de questionários para a recolha de dados antes e depois da aplicação de um módulo lectivo, fomentando a aprendizagem móvel. Os dados recolhidos foram utilizados para determinar o grau de receptividade ao m-learning. Os alunos
demonstraram um interesse genuíno pela utilização de tecnologias móveis no apoio à sua
aprendizagem. nowadays youngsters were born surrounded by digital and mobile technologies, and by so, they are called “digital natives” or “mobile generation”. They have innate skills on the use of digital and mobile technologies, which starts to be exploited on an educational context, referred as mobile learning. The main objective of this case study is to realize the responsiveness to mobile learning or m-learning for elementary school students. To this end, we’ve developed a set of questionnaires to collect data before and after the application of an academic module. The data retrieved was used to determine the degree of responsiveness to m-learning. Students showed a genuine interest in the use of mobile technologies in supporting their learning process. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15940 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
207-Certal & Carvalho- Challenges 2011.pdf | 262,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |