Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15940

TítuloEstudo sobre receptividade ao m-learning no ensino básico
Autor(es)Certal, Filipe Martins
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Palavras-chaveMobile learning
Receptividade ao m-learning
Ensino básico
Responsiveness to m-learning
Elementary school study
Data28-Dez-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)Os jovens de hoje nasceram rodeados por tecnologias digitais e móveis e são por isso designados por “nativos digitais” ou “geração móvel”. Têm capacidades inatas na utilização das tecnologias digitais e móveis, que começam a ser exploradas no contexto educativo, o mobile learning. O principal objectivo deste estudo consiste em inquirir a receptividade ao mobile learning ou m-learning pelos alunos do ensino básico. Para tal, desenvolveu-se um conjunto de questionários para a recolha de dados antes e depois da aplicação de um módulo lectivo, fomentando a aprendizagem móvel. Os dados recolhidos foram utilizados para determinar o grau de receptividade ao m-learning. Os alunos demonstraram um interesse genuíno pela utilização de tecnologias móveis no apoio à sua aprendizagem.
nowadays youngsters were born surrounded by digital and mobile technologies, and by so, they are called “digital natives” or “mobile generation”. They have innate skills on the use of digital and mobile technologies, which starts to be exploited on an educational context, referred as mobile learning. The main objective of this case study is to realize the responsiveness to mobile learning or m-learning for elementary school students. To this end, we’ve developed a set of questionnaires to collect data before and after the application of an academic module. The data retrieved was used to determine the degree of responsiveness to m-learning. Students showed a genuine interest in the use of mobile technologies in supporting their learning process.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15940
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
207-Certal & Carvalho- Challenges 2011.pdf262,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID