Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15951

TítuloGeração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online
Autor(es)Monteiro, Ana Francisca
Osório, António José
Palavras-chaveCrianças
Internet
Oportunidades
Riscos
Uso Saudável
DataMai-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoMonteiro, Ana F.; Osório, António J. (2011). “Geração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online.” In Actas da VII Conferência Internacional de TIC Na Educação – Challenges 2011, 1369–1377. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011
Resumo(s)A investigação sobre a utilização de tecnologias por crianças em Portugal aponta para uma crescente autonomização e individualização do uso da internet. A pesquisa nota ainda existir um desfasamento entre o discurso dos pais e dos filhos quanto às experiências online dos mais novos, designadamente no que diz respeito às experiências de risco. Evidências desta natureza realçam a importância de apostar em estratégias de intervenção e investigação centradas na perspectiva das próprias crianças. No âmbito da promoção de uma vivência online saudável, importa integrar a agenda de oportunidades, riscos e segurança que, na óptica das próprias crianças, orienta a sua relação com os media, designadamente a Internet. Neste texto apresentam-se resultados de uma investigação qualitativa em curso, na qual participaram 16 crianças entre 10 e 12 anos.
Research on the use of technology by children in Portugal points to a growing individualization of Internet use. The research also points to a mismatch between the speech of parents and children about the online experience of the young, particularly with regard to the experiences of risk. Evidence of this nature highlights the importance of engaging in research and intervention strategies focused on the perspective of children themselves. In promoting a healthy online experience, acknowledging children´s own agendas is a fundamental step. In this paper we present results from an ongoing qualitative study in which participated 16 children, between 10 and 12 years.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15951
ISBN978-972-98456-9-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Geracao_Digital.pdfDocumento Principal271,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID