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TítuloCinema e publicidade : implicações criativas e financeiras
Autor(es)Oliveira, Ricardo João Rodrigues de
Orientador(es)Zagalo, Nelson
Palavras-chaveRealizador
Cinema
Publicidade
Produção
Análise poética
Director
Advertising
Production
Poetic analysis
Data2011
Resumo(s)O cinema debate-se actualmente, com um grande problema - a pirataria. Os espectadores não vão às salas de cinema porque passado algum tempo, ou até mesmo antes de estrearem, os filmes já estão disponíveis, para download ilegal, na Internet. A indústria cinematográfica mainstream tenta contornar o problema, e trazer mais gente ao cinema, através do fenómeno do 3-D (ressuscitado e trabalhado pelo realizador James Cameron no seu filme “Avatar”), que tenta anexar a todo o blockbuster que produz. Mas dos problemas da sétima arte não vive outra área audiovisual - a publicidade. Mais do que nunca se realizam anúncios publicitários. De cariz institucional ou comercial, estão cada vez mais criativos, ousados, e assumindo nítidas influências cinematográficas, apresentando-se como pequenos filmes, com uma narrativa rápida e personagens eficazes. A resposta a isso reside talvez no facto de que, cada vez mais realizadores de cinema estão a realizar anúncios publicitários, trazendo uma nova visão e energia criativa. O simples facto de que o financiamento para um anúncio audiovisual é muitas vezes maior do que para alguns filmes, é de tal forma apelativo, que nenhum realizador resiste a enveredar pela publicidade, seja para deixar a sua marca de autor, seja para experimentar novas técnicas e tecnologias para o seu próximo filme. O contrário – realizadores que começam na publicidade e passam para o cinema – também existe, e cada vez mais se generaliza. Esta tese parte da experiência de estágio na produtora “Krypton Films”, e de um ponto inicial importante - o contacto com o mundo da produção e realização de filmes publicitários – para reflectir sobre o papel do realizador e o seu processo criativo, nas duas áreas audiovisuais distintas - publicidade e cinema. Após um enquadramento teórico, seguir-se-á uma análise de um caso particular, o do realizador português Marco Martins, que pelo seu percurso no mundo audiovisual publicitário e cinematográfico, se adequa ao tema sobre o qual se pretende realizar esta reflexão. Finalmente, conclusões serão traçadas após a análise comparativa de três dos seus spots publicitários, e algumas sequências dos seus filmes.
In nowadays, cinema is facing a big problem - piracy. Viewers do not go to cinemas anymore because after a while, or even before their premiere, the films are already available for illegal downloading on the Internet. The mainstream movie industry tries to circumvent the problem and bring more people to the cinema through the phenomenon of 3-D (ressurected and updated by the the director James Cameron in his movie “Avatar”), which attempts to attach to any blockbuster it produces. But this type of problems don't exist in another industry – advertising. Advertisements are created more than ever. Institutional or commercial, they're becoming more and more creative, daring, and often assuming cinematographic influences like short movies, with a sharp narrative and effective characters. Perhaps the answer to that lies in the fact that more and more filmmakers (from cinema) are making commercials bringing a new and creative vision and energy. The fact that funding for an audiovisual advertisement is many times greater than for some films is so appealing that no director can resist to enter into the advertising world, leave his authoral mark and try some new techniques and technologies for his next movie. The opposite – directors starting with the advertising industry and then go to the cinema industry – also exists, and is increasing. This study adopts the internship experience in the production company “Krypton Films” and the important starting point – the contact with the world of production and direction of commercials – to reflect on the role of the filmmaker and his creative process in both areas – cinema and advertising. Then, after a theoretical framework, it will be considered the particular case of the Portuguese director Marco Martins, who through his journey in the world of cinema and commercials fits the theme on which this dissertation intends to carry on. Finally, conclusions will be drawn after the comparative analysis of three advertising spots, and some sequences of his films.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16082
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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