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dc.contributor.authorSerrano, Ana Maria-
dc.contributor.authorAfonso, Joana-
dc.date.accessioned2012-01-03T15:24:44Z-
dc.date.available2012-01-03T15:24:44Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1808-8899por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16133-
dc.descriptionEstudo realizado no âmbito do Projecto Sócrates Comenius, e financiado com o apoio da Comissão Europeiapor
dc.description.abstractO desenvolvimento da educação de infância, o objectivo político de inclusão e a igualdade de oportunidades para as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são temas actualmente discutidos na Europa. O projecto Sócrates Comenius Early Childhood Education in Inclusive Settings, com a duração de 3 anos, teve como finalidade contribuir para apoiar os educadores de infância que trabalham numa perspectiva inclusiva com crianças com NEE com idades entre os 3 e os 6 anos de idade nos seguintes países: Alemanha, França, Hungria, Portugal e Suécia. Numa primeira fase, os diferentes contextos nacionais, experiências na educação pré-escolar e o trabalho educacional dos países parceiros foram descritos, comparados e analisados, com particular atenção no que se refere à educação de crianças com NEE. O resultado dessa fase culminou com a publicação do relatório “Basis, Background and Framework of Inclusive Early Education in Five European Countries: France, Germany, Hungary, Portugal and Sweden”. Com base nesta informação e em observações realizadas em contextos inclusivos de educação de infância dos cinco países, desenvolvemos um Manual de apoio para educadores de infância. O Manual, apresenta um conjunto de sugestões acerca da construção de uma atmosfera e ambiente que favoreçam a inclusão, ajudas metodológicas acerca da planificação e implementação do apoio individual a crianças num ambiente inclusivo, assim como sugestões concretas acerca da organização de oportunidades de aprendizagem para crianças com diferentes níveis de desenvolvimento. Todos estes aspectos são ilustrados através de exemplos das práticas observadas nos diversos Jardins de Infância, ao longo dos três anos de duração do projecto. A finalidade central do Manual é apoiar o desenvolvimento de instituições pré-escolares na Europa com o intuito da acessibilidade e educação de qualidade para todas as crianças.por
dc.description.sponsorshipComissão Europeiapor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectExperiências na educação pré-escolarpor
dc.subjectContextos inclusivospor
dc.titleEducação pré-escolar em contextos inclusivos : reflexões em torno de uma experiência europeia Comeniuspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationTitleInclusão : Revista da Educação Especialpor
oaire.citationVolume10por
sdum.journalInclusão : Revista da Educação Especialpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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