Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16137

TítuloComunicação low cost: desinvestimento ou fórmula de sucesso?
Outro(s) título(s)Low cost communication: disinvestment or formula for success?
Autor(es)Pereira, Carla Sofia Carvalho
Azevedo, António Joaquim Araújo de
Palavras-chaveLow Cost
Agências
Relação Agência-Cliente
Posicionamento
Comunicação
Vantagem Competitiva
Criatividade
DataDez-2010
Resumo(s)O termo low cost invadiu o nosso quotidiano. Começou com as companhias de aviação, mas rapidamente se estendeu às telecomunicações, à moda, aos hotéis, aos automóveis e o conceito não pára de se replicar. Particularmente numa conjuntura económica desfavorável, como a que atravessamos, os consumidores estão mais sensíveis ao preço e há empresas que respondem com cortes nos seus custos para oferecerem soluções mais baratas. Mas a “democratização” que este conceito permite e a globalização a que assistimos talvez sejam uma temporária ilusão. Com este trabalho pretendemos contribuir para o estudo do mercado português da comunicação, analisando a forma de actuação das agências nacionais. Nesse sentido, propomo-nos reflectir sobre o conceito low cost no mercado da comunicação, a filosofia das agências que adoptam este posicionamento, o tipo de serviço prestado e de que forma sustentam a sua vantagem competitiva. Com este trabalho e o estudo empírico a ele subjacente consultamos as microempresas e PMEs nacionais – predominantes no tecido empresarial português – para percebermos a receptividade das empresas portuguesas às agências de comunicação low cost. Desta forma, procuraremos concluir se em Portugal comunicação low cost é sinónimo de desinvestimento ou uma fórmula de sucesso.
TipoDocumento de trabalho
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16137
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:iMARKE - Documentos de Trabalho / Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
WP Nr4-2010.pdf
Acesso restrito!
660,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID