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https://hdl.handle.net/1822/16287
Título: | A Botânica escolar nos ensinos primário e básico (1. º Ciclo) no último século em Portugal: análise de manuais escolares de Ciências da Natureza |
Autor(es): | Guimarães, Fernando Santos, Fernando S. |
Palavras-chave: | Botânica escolar Manuais escolares 1. º Ciclo Ciências da natureza |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
Revista: | Revista de Educação |
Resumo(s): | A análise de manuais mostra que a existência de conteúdos de Botânica no ensino das Ciências, no último século em Portugal, não pode ser compreendido à margem da natureza das políticas educativas, nem à margem das políticas curriculares. Este artigo visa apurar qual a importância que tem sido conferida à área de Botânica nos manuais de Ciências da Natureza para o período em análise. Para percebermos a evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos manuais baseados em onze princípios assente na análise de conteúdo e na análise de clusters. Os resultados mostram que a par da variação da terminologia dos manuais escolares, surgem a descomplexificação, as relações de semelhança, especificidade entre os manuais e a conservação dos conteúdos de Botânica. By analyzing school textbooks one can see that botanical contents used to teach Sciences, throughout the last century in Portugal, cannot be understood without considering educational and curricular policies. The present article aims to discuss the importance given to Botany within Natural Sciences textbooks for the analyzing period. We checked upon school textbooks by considering eleven principles subjected to content and clusters analyses to realize how botanical contents evolved within the considered time period. Results have shown that, despite the variation in school textbooks terminology, four features are emphasized: uncomplexifying, similarity relations, specificity amongst school textbooks, and botanical content maintenance. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16287 |
ISSN: | 0871-3928 |
Versão da editora: | http://revista.educ.fc.ul.pt/index.html |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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artigo4.pdf Acesso restrito! | Documento principal | 417,33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |