Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16478
Título: | Ler melhor para ler mais |
Autor(es): | Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina |
Palavras-chave: | Compreensão leitora Estratégias Metacompreensão Aprender a compreender |
Data: | Nov-2011 |
Resumo(s): | Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ao longo do seu percurso escolar como podem estar, igualmente, a limitar a motivação para a leitura. Encontramos aqui um ciclo complexo de causalidade entre compreensão e leitura: quem lê mais lê melhor e quem lê melhor lê mais. Neste sentido é necessário empreender acções que contribuam para elevar o nível de compreensão leitora dos alunos. Nesta comunicação apresentam-se as linhas mestras dos programas “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer”, destinados, respectivamente, a alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Baseados nos modelos teóricos sobre compreensão e na abordagem vygotskiana da aprendizagem, apresentam como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e de metacompreensão. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16478 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ler melhor para ler mais.pdf | 6,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |