Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/16478
Title: | Ler melhor para ler mais |
Author(s): | Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina |
Keywords: | Compreensão leitora Estratégias Metacompreensão Aprender a compreender |
Issue date: | Nov-2011 |
Abstract(s): | Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ao longo do seu percurso escolar como podem estar, igualmente, a limitar a motivação para a leitura. Encontramos aqui um ciclo complexo de causalidade entre compreensão e leitura: quem lê mais lê melhor e quem lê melhor lê mais. Neste sentido é necessário empreender acções que contribuam para elevar o nível de compreensão leitora dos alunos. Nesta comunicação apresentam-se as linhas mestras dos programas “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer”, destinados, respectivamente, a alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Baseados nos modelos teóricos sobre compreensão e na abordagem vygotskiana da aprendizagem, apresentam como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e de metacompreensão. |
Type: | Abstract |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16478 |
Peer-Reviewed: | no |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIPsi - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ler melhor para ler mais.pdf | 6,62 kB | Adobe PDF | View/Open |