Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16965

TítuloDimensionamento de sistemas fotovoltaicos
Autor(es)Carneiro, Joaquim A. O.
Palavras-chaveDimensionamento
Sistemas autónomos
Sistemas ligados à rede
Data2009
Resumo(s)Em termos económicos, o desenvolvimento das nações está intimamente ligado ao consumo e ao preço da energia. Na verdade, as oscilações que ocorrem no preço da energia repercutem-se directamente em todos os subsectores das actividades económicas com grande impacto nos cidadãos, como por exemplo os transportes, os bens alimentares ou a saúde. Neste contexto, os países do ocidente terão que saber gerir a longa e árdua transição para um modelo energético menos dependente do petróleo e dos combustíveis fósseis. É com este diagnóstico de crescentes preocupações geoestratégicas, de subida de preços com o petróleo (e todos os seus derivados) e de limitação de emissões de CO2 (Protocolo de Quioto), que é impreterível a utilização de outras fontes de energia renováveis como por exemplo a energia solar fotovoltaica. Esta monografia descreve os principais componentes dos sistemas fotovoltaicos e apresenta um procedimento conducente ao projecto e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos autónomos e ligados à rede de distribuição de electricidade.
TipoDocumento de trabalho
DescriçãoMonografia de apoio às aulas da disciplina de Projecto Interdisciplinar II do Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16965
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CDF - GRF - Outros Documentos/Other Documents (without refereeing)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS.pdfDocumento Principal5,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID