Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17049

TítuloEstado da arte em preservação digital
Autor(es)Ferreira, Miguel
Saraiva, Ricardo
Rodrigues, Eloy
Palavras-chavePreservação digital
Curadoria
Repositórios
Acesso Aberto
Digital preservation
Curation
Repositories
Open Access
DataFev-2012
Resumo(s)O presente estudo está inscrito no plano de atividades de 2011 do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e assinala o início do interesse do RCAAP no domínio da preservação digital na esfera dos repositórios de acesso aberto. Para além de recolher informação atualizada sobre o tema e as iniciativas mais relevantes relacionadas com a preservação digital, o objetivo deste documento é também o de informar e orientar futuras atividades e desenvolvimentos relacionados com a preservação digital no âmbito do RCAAP em anos vindouros. Na sua introdução, o documento começa por contextualizar a crescente importância e interesse do tema da preservação digital na agenda dos repositórios de acesso aberto, e que tem sido objeto de debate nos últimos anos. Independentemente das diversas opiniões quanto à sua centralidade na atividade dos repositórios parece claro que a preservação digital será uma preocupação crescente dos repositórios nos próximos anos, a nível internacional e também em Portugal. Na segunda secção do estudo intitulada: “Preservação Digital” é apresentada uma panorâmica geral do tema, definindo os conceitos mais relevantes e apresentando as principais técnicas preservação digital utilizadas na atualidade. Na terceira secção designada: “Repositórios de Acesso Aberto e preservação digital”, o relatório procura contextualizar a preservação digital no âmbito dos repositórios de acesso aberto e identificar os projetos, as arquiteturas e as estratégias mais relevantes neste domínio. Nas conclusões, que constituem a última secção do documento, constata-se que a preservação digital, no âmbito dos repositórios de acesso aberto, tem evoluído significativamente, como se comprova pelas múltiplas atividades, iniciativas e projetos, que se têm vindo a conhecer nos últimos anos. No entanto, apesar da crescente consciencialização e interesse no que concerne às questões relacionadas com a preservação digital, o número de repositórios com políticas, estratégias e ações consolidadas ainda é residual. Também em Portugal, dos 35 repositórios atualmente registados no portal RCAAP, nenhum destes repositórios possuirá uma política de preservação formal. Haverá instituições com procedimentos no que concerne aos formatos admissíveis ou que realizam, como normativo interno, migrações de formatos aquando do depósito de documentos, mas ainda sem uma sistematização desejável. O estudo termina com a exposição de um conjunto de ações e linhas de orientação que poderão integradas no projeto RCAAP, ou desenvolvidas por instituições que nele participam, com o intuito de promover e facilitar o processo de preservação e curadoria digital nos repositórios de acesso aberto em Portugal.
TipoRelatório
DescriçãoRelatório sobre o estado da arte em preservação digital desenvolvido no âmbito do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17049
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:KEEPS - Relatórios técnicos
USDB - Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estado_da_arte_em_preservacao_digital_v1.0.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID