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TítuloPercursos na criação dramática : relato e análise de um projecto de intervenção pedagógica no ensino superior
Autor(es)Antunes, Carla Pires
Palavras-chaveCriação
Dramatização
Texto dramático
Data2009
EditoraUniversidade de Uberaba (UNIUBE)
RevistaRevista Profissão Docente
Resumo(s)As alterações sociais provocadas pelos movimentos migratórios dos últimos anos acarretaram consigo profundas mudanças na dinâmica das escolas, onde crianças de diversas nacionalidades foram sendo inseridas. Este novo desafio para os professores deverá suscitar a adaptação criativa do currículo a essa nova realidade que se prende com a heterogeneidade étnico - cultural das escolas portuguesas. O objectivo do nosso estudo foi a análise de um processo de criação de um texto colectivo e a sua dramatização por um grupo de alunos da disciplina de opção de Expressão Dramática do 3º ano da Licenciatura em Ensino Básico, 1.º ciclo. Pela criação, recriação e improvisação dramática procurou-se a diversidade, a imaginação, a criatividade, o espírito de iniciativa, o espírito crítico, a autonomia. Estes são atributos essenciais que a escola deverá estimular em benefício do desenvolvimento individual dos seus alunos, de projectos comuns de cooperação e da construção social interactiva.
During the last years, migration flows generated social changes on schools daily life. The coexistence on the same class of students with different nationalities challenges teachers to adapt creatively the curricula in order to deal with this diversity of cultural backgrounds. In this study, we support that artistic projects create life sharing experiences, valuing them as key idea to the creation of dramatic plots. Its purpose was the analysis of a creation process of a text and its theatrical performance. It was developed with students of the 3rd year of Higher Degree for Primary School Teachers, in an optional “Drama” class. Along the process, we intend to develop creativity, imagination, initiative, criticism and autonomy. These are the essential attributes that school should stimulate promoting artistic collaborative projects.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17101
ISSN1519-0919
Versão da editorawww.uniube.br/propep/mestrado/revista/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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