Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17253

TítuloPráticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório
Autor(es)Gomes, Maria João
Coutinho, Clara Pereira
Guimarães, Fernando
Casa-Nova, Maria José
Caires, Susana
Palavras-chaveBlackboard
Educação
e-learning
Education
DataDez-2011
EditoraUniversidade de Aveiro
RevistaIndagatio Didactica
Resumo(s)No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano lectivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário “Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning” que, após um processo da validação de conteúdo e de forma, foi enviado em formato electrónico a todos os docentes do IE. Neste texto apresentamos as dimensões constituintes do instrumento concebido para a recolha de dados, caracterizamos a amostra e apresentamos parte dos dados recolhidos que possibilitaram a caracterização das práticas de utilização da plataforma Blackboard pelos docentes do IE, bem como as razões que os levam a implementar (ou não) práticas de e-learning na sua actividade docente. Finalmente, formulam-se algumas reflexões e recomendações no sentido da compreensão das razões apresentadas pelos docentes para o uso/não uso da plataforma Blackboard e da possibilidade de incremento dessas mesmas práticas.
So as to identify e-learning practices at the Institute of Education (IE) of the University of Minho (UM) an exploratory study was undertake that involved all the teachers effectively working in the 2009/2010 academic year. To that effect a questionnaire was conceived – “Education practices, perceptions and needs of IE teachers as to Distance Education and e-learning” – that, after a process of form and content validation, was electronically sent to all IE teachers. In the present text we present the constituting dimensions of the instrument conceived for collecting data, we characterize the sample and present part of the data collected that made it possible to characterize the practices of use of the platform Blackboard by IE teachers, as well as the reasons that lead them to implement (or not) practices of e-learning in their teaching activity. Finally, some reflexions and reformulations are put forth so as to understand the reasons presented by the teachers for the use/non use of the platform Blackboard and the possibility of incrementing those same practices.
Dans le sens d’identifier des pratiques d’e-learning à l’Institut d’Éducation (IE) de l’Université du Minho (UM) a été réalisée une étude exploratoire qui a impliqué tous les enseignants en exercice pendant l’année scolaire de 2009/2010. Pour cela on a conçu le questionnaire « Pratiques, perceptions et besoins de formation des professeurs de l’IE relativement à l’Education à Distance et e-learning » qui, après un processus de validation de contenu et de forme, a été envoyé en support électronique à tous les professeurs de l’IE. Dans ce texte nous présentons les dimensions de l’instrument conçu pour recueillir les données, nous caractérisons l’échantillon et présentons une partie des données recueillies qui ont permis de faire la caractérisation des pratiques d’utilisation de la plateforme Blackboard par les enseignants de l’IE, aussi que les raisons qui les mènent à implémenter (ou pas) des pratiques d’e-learning dans leur activité d’enseignement. Finalement, on formule quelques réflexions et recommandations pour la compréhension des raisons présentées par les enseignants sur l’usage/manque d’usage de la plateforme Blackboard et de la possibilité d’incrément de ces mêmes pratiques.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17253
ISSN1647-3582
Versão da editorahttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/current
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1239-4281-1-PB.pdfDocumento principal280,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID