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https://hdl.handle.net/1822/17269
Título: | Análise da variabilidade do IRI obtido por vários perfilómetros |
Autor(es): | Freitas, Elisabete F. Pereira, Paulo A. A. Antunes, M. L. Domingues, Pedro |
Palavras-chave: | Índice Internacional de Irregularidade Perfilómetros |
Data: | 2009 |
Resumo(s): | A irregularidade longitudinal, caracterizada habitualmente pelo Índice Internacional de Irregularidade (IRI – International Roughness Index), é um dos parâmetros de estado dos pavimentos rodoviários cuja variabilidade pode ter consequências relevantes nas estratégias de reabilitação e, consequentemente, nos custos e na sua vida de serviço. Por esta razão, este artigo tem por principal objectivo proporcionar às entidades referidas informação útil no que respeita à variabilidade do IRI, calculado a partir de dados obtidos por vários perfilómetros. Assim, foram seleccionados cinco veículos do tipo”multifunções”, que pertencem quer a empresas de consultadoria quer a instituições de investigação, e três trechos de estrada com camadas de desgaste em betão betuminoso drenante, betão betuminosos rugoso e betão betuminoso “convencional”. Cada veículo percorreu cinco vezes cada trecho nos dois sentidos de tráfego. O espaçamento adoptado para o cálculo do IRI foi de 100 m. A média e o desvio padrão foram os parâmetros usados para estudar a variabilidade dos resultados. De uma forma geral verificou-se que o valor do desvio padrão do IRI é 20 a 30% do valor da média. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17269 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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