Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17786
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda da Silva | - |
dc.contributor.author | Cadime, Irene Maria Dias | - |
dc.contributor.author | Cruz, Joana Sara Ferraz da | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Teresa | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-13T15:36:32Z | - |
dc.date.available | 2012-03-13T15:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/17786 | - |
dc.description.abstract | A intervenção precoce nos alunos que apresentam dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma das variáveis preditoras do sucesso das intervenções educativas. Neste poster apresenta-se um programa de intervenção estruturado construído visando crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura/escrita sinalizadas numa fase precoce. O programa foi aplicado ao longo de 15 sessões com a duração aproximada de 60 minutos. A descodificação leitora foi trabalhada a partir da exploração de livros, procurando associar descodificação e compreensão leitora. Cada sessão incluía a audição de uma música baseada nas sílabas trabalhadas na sessão, a leitura e exploração de uma história, o treino da leitura e escrita de sílabas, o registo do desempenho leitor de cada aluno e um jogo tradicional, que exigia a discriminação auditiva das sílabas trabalhadas na sessão. Gradualmente foi introduzido o treino da leitura e escrita de palavras constituídas pelas sílabas trabalhadas anteriormente e frases formadas por estas palavras. O treino das competências de leitura e escrita baseou-se em diferentes procedimentos: Utilização de uma metodologia multissensorial, que possibilita a interacção das diferentes modalidades sensoriais como forma de fortalecer a aprendizagem (Defior, 1996; Thomson, 1992); recurso ao método das leituras repetidas. | por |
dc.description.abstract | The early intervention on students who have difficulties in the initial learning of reading and writing presents as a predictive variables of the success of educational interventions. In this poster we present a structured intervention program built for children with specific difficulties in learning to read and write, identified in early stage. The program was implemented over of 15 sessions, with a duration of approximately 60 minutes. The decoding was worked by exploitation of books, in intend to associate decoding and comprehension. Each session included the hearing of a song based on syllables worked in the session, the reading and exploration of a story, the training of reading and writing of syllables, the individual record of performance in a reading task, and a traditional game, which required the auditory discrimination of the syllables worked in the session. Gradually, we introduce the training of reading and writing words formed by previously worked syllables and phrases formed by these words. The training of reading and writing was based on different procedures. We use a multissensorial methodology, which enables the interaction of different sensory modalities as a way of strengthening the learning (Defior, 1996; Thomson, 1992) and a method of reading repeated. The dimension of the comprehensive reading was contemplated by reading stories. The literature has referenced this activity as crucial in the promotion of cognitive, language and emotional capacities (Morais, 1997; Viana, 2001). Moreover, research shows a positive relationship between the reading of stories and learning of reading and writing (Villas-Boas, 2002). | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Intervenção precoce | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Writing | por |
dc.subject | Learning difficulties | por |
dc.subject | Early intervention | por |
dc.title | Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita | por |
dc.type | conferenceAbstract | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | Not Published | por |
oaire.citationConferenceDate | 23 - 25 Abr. 2008 | por |
oaire.citationConferencePlace | Oviedo, Espanha | por |
oaire.citationTitle | V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro" | por |
sdum.conferencePublication | V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro" | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARACTERIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES INICIAIS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA.pdf | resumo do poster | 43,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |