Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17861

TítuloReconhecimento de palavras e velocidade leitora
Autor(es)Filipe, Carminda Sofia Fernandes
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chaveReconhecimento de palavras
Velocidade leitora
Tipologias de palavras
Word recognition
Reading speed
Types of words
Data2011
Resumo(s)De entre os diversos processos envolvidos na velocidade com que os sujeitos lêem textos apropriados à idade, o reconhecimento individual de palavras parece desempenhar um papel de especial relevo. Nesta tese apresenta-se um estudo cujo objectivo essencial é o de estudar a relação entre o reconhecimento individual de palavras específicas (e. g. palavras frequentes, palavras raras, palavras irregulares) e a velocidade de leitura em três momentos distintos. O desenho do estudo permitiu ainda avaliar as mudanças na velocidade de leitura entre os três momentos, estimar em que medida os ganhos na velocidade leitora são condicionados pelos valores iniciais de leitura e analisar a estabilidade dos sujeitos no interior do grupo. Participaram no estudo 135 alunos do 1.º ciclo, provenientes de 3 escolas situadas em Braga, Santo Tirso e Ponta Delgada. As crianças foram avaliadas no final do 1.º ano de escolaridade, meio do 2.º ano e final do 2.º ano. De uma forma geral, os resultados evidenciaram que a velocidade de leitura de tipos específicos de palavras é preditora da velocidade de leitura de texto nos diversos momentos. Subsidiariamente, verificou-se que os valores iniciais de desempenho na velocidade de leitura de texto não parecem condicionar os valores finais da velocidade leitora, sugerindo a não-existência de estabilidade da mudança no interior do grupo.
Among the various processes involved in the speed with which the subjects read texts appropriate to age, individual recognition of words seems to play an especially important role. This thesis presents a study whose primary objective is to study the relationship between the individual recognition of specific words (e. g. frequency words, rare words, irregular words) and reading speed in three different moments. The study design allowed us to evaluate the changes in reading speed between the three moments, to estimate the extent to which gains in read speed is conditioned by the initial values of reading and analyzing the stability of the subjects within the group. 135 students from the first cycle, participated in the study from three schools located in Braga, Santo Tirso and Ponta Delgada. The children were assessed at the end of first year, middle of the second year and final of the second year. Overall, the results showed that the reading speed of specific types of words is a predictor of the speed of reading text at different moments. In the subsidiary, it was found that the initial performance at the speed of reading text does not seem to condition the final values of the read speed, suggesting the nonexistence of stability of change within the group.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17861
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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