Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17923

TítuloMulheres nas engenharias: dificuldades no mercado de trabalho
Autor(es)Oliveira, Natércia
Orientador(es)Saavedra, Luísa
Palavras-chaveMulheres nas engenharias
Gender gap
Glass ceiling
Women in engineering
Data2011
Resumo(s)Na actualidade, a mulher desempenha um papel essencial nas sociedades e no seu desenvolvimento. Apesar dos postulados ocidentais no que se refere à igualdade entre os sexos, verificam-se muitas desigualdades no mercado de trabalho, principalmente, na progressão na carreira das mulheres. Este estudo empírico teve como objectivo perceber as principais dificuldades que as engenheiras enfrentam no mercado de trabalho e que estratégias utilizam para as enfrentar. A amostra deste estudo é constituída por 10 profissionais do ramo das engenharias (cinco engenheiras civis, duas engenheiras químicas, duas engenheiras geológicas e uma engenheira electrotécnica). A idade do grupo varia entre os 25 anos e os 57 anos (M=38.30; DP= 11.31). Como instrumento de recolha de dados foi elaborado previamente um guião de entrevista e realizaram-se entrevistas semi-estruturadas exploratórias. Este instrumento inclui questões como: (1) como é que estas mulheres se relacionam com colegas e subordinados; (2) que estratégias utilizam para lidar com um ambiente predominantemente masculino e (3) quais as dificuldades que encontram no mercado de trabalho e na gestão da carreira. As entrevistas foram analisadas tendo base os propósitos da análise temática. Os dados recolhidos sugerem que existe uma masculinização das características físicas e psicológicas femininas das engenheiras. Estas mulheres têm uma preocupação especial com a forma como se vestem e como interagem com os seus colegas de trabalho, subordinados e superiores. Relativamente à discriminação no seu contexto de trabalho, as entrevistadas assumiam três posições distintas (“positiva”, “negativa” e desvalorização). Outro resultado relevante é o facto de percurso profissional das entrevistadas ser condicionado pela possibilidade de terem que conciliar a sua carreira profissional com a vida familiar. Em jeito de conclusão sugere-se que investigações futuras desenvolvam mais programas de intervenção nas comunidades acerca desta temática, quer a nível microssistémico, quer a nível macrossistémico.
Today women have an essential role in society and its development. Despite western assumptions in regard to gender equality there are many inequalities in the labor market especially in female career. This empirical study aimed to understand the main difficulties that women engineers face in the labor market and what strategies they use. The sample of this empirical study consists in 10 workers in engineering areas (five engineers, two chemical engineers, two geological engineers and one electrical engineer). The average age varies between 25 years and 57 years old (M = 38.30; SD = 11.31). As an instrument of data collection was prepared in advance and an interview guide were conducted semi-structured exploratory interviews. This instrument includes questions such as: (1) how these women relate to peers and subordinates, (2) what strategies they use to deal with a predominantly male environment and (3) what difficulties they encounter in the labor market and management career. The interviews were analyzed with the basic purposes of thematic analysis. The data collected suggests there is a masculinization of women's physical and psychological characteristics. The engineers have a special concern with the way they dress and how they interact with their colleagues, subordinates and superiors. When asked if they were discriminated against in their work context the interviewees assumed three different positions ("positive" "negative" and devaluation). Another relevant result is that the interviewees' professional background is conditioned by the possibility they have to reconcile their professional career with family life. In conclusion it is suggested that future researching will develop more intervention programs in communities about this issue both at micro-systems and macro-systems.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17923
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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