Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18065

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaavedra, Luísa-
dc.contributor.authorLoureiro, Telma-
dc.contributor.authorSilva, Ana Daniela-
dc.contributor.authorFaria, Liliana-
dc.contributor.authorFerreira, Sara-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu-
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria Dantas de Castro-
dc.contributor.authorVieira, Cristina Maria-
dc.date.accessioned2012-03-23T14:37:23Z-
dc.date.available2012-03-23T14:37:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/18065-
dc.description.abstractEste estudo pretende ser um contributo para o conjunto de trabalhos que têm procurado explicar porque um número elevado de raparigas continuam a não escolher determinados ramos da Engenharia e das Ciências. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 102 participantes, desde o Ensino Básico a profissionais, que foram analisadas através da Análise Temática. Esta permitiu evidenciar as principais razões de atracção por estas áreas, bem como os principais factores de evitamento. A discussão destes resultados salienta como um olhar positivo ou negativo sobre este mundo eminentemente masculino pode promover uma aproximação ou afastamento do mesmo.por
dc.description.abstractThis study intends to contribute to the set of works that have attempted to explain why a high number of girls continue not to choose certain branches of Engineering and Science. Semi-structured interviews were conducted with 102 participants, from the basic education to professional women, which was analyzed with Thematic Analysis. This has highlighted the main reasons of attraction for these areas, as well as the factors of avoidance. The discussion of these results highlights like a positive or negative look over this predominantly male world can promote an approximation or a withdrawal from these areas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscolhas vocacionaispor
dc.subjectDiscriminaçãopor
dc.subjectEngenhariapor
dc.subjectVocational choicespor
dc.subjectDiscriminationpor
dc.subjectEngineeringpor
dc.titleCondições necessárias e suficientes para escolher ou não escolher as engenharias : os olhares de raparigaspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage287por
oaire.citationEndPage302por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitlePsicologia Educação e Culturapor
oaire.citationVolume15por
sdum.journalPsicologia Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Condições necessárias e suficientes.pdfDocumento Principal177,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID