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TítuloCenários de avaliação das restrições à mobilidade dos pedestres em espaços públicos: o caso de um campus universitário
Autor(es)Aguiar, Fabíola de Oliveira
Ramos, Rui A. R.
Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
Palavras-chaveMobilidade
Avaliação mobilidade
Campus universitário
DataDez-2009
EditoraAssociação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)
RevistaTransportes
Resumo(s)Este trabalho apresenta uma avaliação das condições de mobilidade do pedestre de acordo com o nível disponível de acessi- bilidade das calçadas para cada tipo de usuário observado. Através do método de avaliação multicritério em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica, é apresentado um estudo de caso em um campus universitário para os seguintes grupos de usuários: 1) sem deficiência aparente, 2) cadeirantes, 3) com deficiência visual e 4) com restrição de locomoção. Os resultados identificaram locais com diferentes níveis de acessibilidade para cada tipo de usuário, evidenciando que a disposição das edificações dentro do campus e o grau de importância dessas edificações atribuído pelos usuários geram bolsões com níveis de acessibilidade mais elevados. As conclusões sugerem que o método é adequado e promissor para identificar espaços urbanos com soluções ineficientes para a mobilidade de grupos específicos da população usuária.
This paper presents an assessment of the pedestrians´ mobility conditions according to the level of accessibility of the path- ways available for each type of user observed. Through a multicriteria evaluation carried out in a Geographic Information System, a case study was developed in a university campus for the following groups of users: 1) without apparent disabilities, 2) wheelchair us- ers, 3) with visual disabilities, and 4) with mobility constraints. The results identified areas with different accessibility levels for each user type. They show that the arrangement of buildings within the campus and the degree of importance attributed by the users of these buildings create spots with higher levels of accessibility. The findings suggest that the method is a suitable and promising alternative for identifying urban locations with ineffective solutions to the mobility of specific population groups.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18149
ISSN1415-7713
Versão da editorawww.revistatransportes.org.br
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais

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