Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18240

TítuloUtilização de ferramentas de processamento imagem para aquisição de dados no âmbito do ensino experimental da física
Autor(es)Costa, Rosa da Conceição Leitão
Orientador(es)Marques, L.
Ramos, Marta M. D.
Data2011
Resumo(s)Nos atuais programas de ensino de ciências no ensino secundário é sugerida a utilização de estratégias diversificadas na prossecução dos objetivos específicos de aprendizagem das várias unidades curriculares, privilegiando-se as estratégias de compreensão, técnicas de abordagem e de resolução de problemas em detrimento da memorização e resolução repetitiva de exercícios. Neste contexto, reconhece-se as atividades práticas/laboratoriais/ experimentais como componente importante e fundamental para a formação em ciências e, em particular, no domínio da Física e Química. É igualmente estimulado o recurso às modernas tecnologias de informação como complemento das referidas atividades, através do uso de computadores e ou calculadoras cientificas para a aquisição de dados experimentais e respetivo processamento, sendo também recomendada a utilização crítica de simulações computacionais e ou construção de modelos físicos simples na sua preparação e discussão. Neste trabalho, de carácter investigativo, foi feito estudo de diversos fenómenos físicos utilizando vários recursos de tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente computadores, e diversas ferramentas de software e hardware para aquisição e processamento de sinais vídeo. Na análise dos conteúdos de vídeo foi utilizado o programa de utilização gratuita TRACKER (www.cabrillo.edu/~dbrown/tracker). São propostas várias atividades laboratoriais/experimentais usando a análise de recursos vídeo no estudo de diversos fenómenos relacionados com a cinemática e dinâmica da partícula, e ótica. As atividades desenvolvidas enquadram-se em vários temas propostos no programa de ciências Físico-químicas do 3º ciclo do ensino básico (8º e 9º ano) - “A luz e a visão”, “Transportes e segurança” –, bem como em várias unidades didáticas dos programas de Física e química A (10º e 11º ano) e Física (12º ano) a saber: “Das estrelas ao átomo”, “Movimentos na terra e no espaço”, “Comunicações”, “Mecânica”.
In the current Portuguese Curricula of teaching sciences on the secondary system it is suggested the use of diversified strategies to accomplish specific objectives of the learning of the several school contents, giving a special emphasis on the use of comprehension strategies and techniques of approach and solving problems rather than using memory and the repetition tasks. In this context, it is important to point out the laboratory practical and experimental activities as an essential and indispensable part of the scientific training in sciences and, in particular, in the Physics and Chemistry domain. It is also suggested the use of modern technologies of information as being an important complement tool in the referred activities, as for instance, the use of the computers and/or the scientific calculators for the acquisition of experimental data and its processing, along with the use of critical computer simulations and/or the construction of simple physics models in the preparation and discussion of the above mentioned activities. In this research, a study of several physical phenomena were done using diversified resources of technologies of information and communication, namely computers and diversified software and hardware tools for the acquisition and processing of video signals. The TRACKER freeware program (www.cabrillo.edu/~dbrown/tracker) was used in the analysis of vídeo resources. Several laboratory/experimental activities are proposed using the video as a resource in the study of several phenomena related to the cinematic and particle dynamics and optic. The activities developed are part of several topics proposed by the National Curricula of Physics and Chemistry for the 3º Cycle of the Elementary School (8th and 9th grades) – “Light and sighting”. “Transports and safety” – as well as in some of the academic units’ syllabus of the Physics and Chemistry A Curricula (10th and 11th grades) and Physics (12th grade), namely: “From the Stars to the atom”, “Movements in the Earth and in the Space”, “Communications”, “Mechanics”.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Física - Formação Contínua de Professores
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18240
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - FCT - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rosa da Conceicao Leitão Costa.pdf
Acesso restrito!
5,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID