Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18278

TítuloO papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Autor(es)Alves, Anabela Carvalho
Moreira, Francisco
Sousa, Rui M.
Data2007
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Resumo(s)Este artigo relata a experiência de acompanhamento tutorial na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares (Project Led Education, PLE), em 4 edições semestrais ao longo de 3 anos lectivos consecutivos, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O acompanhamento tutorial foi realizado essencialmente por docentes, das unidades curriculares de apoio directo ao projecto, a grupos de alunos do 1º ano de Engenharia e Gestão Industrial. A existência da figura de tutor, na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares adoptada neste curso, fundamentou-se na necessidade de: (1) estabelecer uma maior proximidade com os respectivos grupos de projecto; (2) monitorizar o andamento dos projectos; (3) identificar problemas organizacionais do grupo; (4) veicular informação relevante ao grupo; e, (5) apoiar a equipa de coordenação PLE na avaliação individual dos membros do grupo. Este artigo inclui uma revisão bibliográfica sobre o papel do tutor na Aprendizagem Baseada em Projectos, apresentado-se uma súmula das diversas visões encontradas. Expõem-se igualmente resultados da avaliação desta experiência de três anos de acompanhamento tutorial e ainda uma análise crítica à luz das várias visões encontradas na revisão bibliográfica.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18278
ISSN1138-1663
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CGIT - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica
CESP - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo IX CIGPP AA-FM-RS 2007.pdf146,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID