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TítuloEstudo de caso de exploração do potencial das TIC no processo educativo de uma aluna com Ataxia
Autor(es)Oliveira, Ana Teresa Lobo Pinto de
Orientador(es)Osório, António José
Santos, Anabela Cruz dos
Palavras-chaveInclusão
Necessidades educativas especiais
Ataxia
TIC
Sintetizador de voz
Inclusion
Special educational needs
ICT
Voice synthesizer
Data2010
Resumo(s)O conceito de Educação Inclusiva é actualmente um paradigma educacional incontornável para a escola e para a sociedade e é nesta perspectiva que as TIC podem ser uma ferramenta estruturante na metodologia de resposta à diversidade. O presente estudo tem por base este princípio e foca o trabalho desenvolvido numa Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência com uma aluna com Ataxia, que apresenta incapacidade total ao nível da oralidade verbal e graves dificuldades na motricidade fina. O estudo compreende três fases que decorrem em simultâneo e interligadas entre si: Numa primeira e com o objectivo de construir um Programa Educativo Individual eficaz e de qualidade, começa por identificar e avaliar as competências da aluna ao nível das suas capacidades e das suas necessidades. A segunda, aborda e descreve a intervenção educativa directa ao nível das TIC e a sua integração no currículo e na aprendizagem da aluna. E a terceira, relata todo um processo que se estende por quase 2 anos lectivos em que se intenta que esta aluna adquira ajudas técnicas consideradas necessárias, aliás previstas na Lei, para sua inclusão académica, física e social.
The concept of Inclusive Education is considered an educational paradigm for the contemporary society and it is within this context that ICT can be viewed as a constructive methodological tool in the response to Inclusion. The present study is based on this philosophy and focuses on the work carried out in a support unit specialized in multiple severe disabilities, with a student with Ataxia, with severe difficulties in communication and fine motor abilities. The study comprises three interconnected phases that take place simultaneously: The first phase aims to build an effective Individual Educational Program, by identifying and assessing the competencies of the student in relation to her abilities and needs. The second phase discusses and describes the educational intervention related to ICT and its integration into the curriculum and the student’s learning. Finally, the third phase describes the whole process over the period of almost two school years, which aims to develop the technical aids deemed necessary (and stipulated by law) for the student’s academic, physical and social inclusion.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18697
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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