Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18805

TítuloO conhecimento e a sua imagem actual: a importância dos recursos educativos
Autor(es)Pereira, Carla Isabel da Costa
Orientador(es)Martins, Custódia
Palavras-chaveAprendizagem
Conhecimento
Filosofia
Recursos pedagógicos
Ensino
Learning
Knowledge
Philosophy
Pedagogic resources
Teaching
Data2011
Resumo(s)Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, o relatório reporta-se ao Estágio Pedagógico iniciado em Setembro de 2009, na Escola Secundária de D. Maria II. O estágio pedagógico é uma formação inicial à prática profissional e procura o desenvolvimento de competências da actividade docente. O estágio constitui-se por duas vertentes: uma de cariz pedagógica, que procura o desenvolvimento de competências por acção e reflexão no ensino da filosofia; outra investigativa que se baseia em estratégias diversificadas. O tema do relatório é "O Conhecimento e a Sua Imagem Actual: A Importância Dos Recursos Educativos" e centra-se em torno do modo da consumação do processo de ensino, reflectindo sobre as estratégias e os métodos de ensino, com especial atenção para os recursos educativos utilizados, melhores adequados ao ensino de Filosofia no ensino secundário. A investigação procura compreender a eficiência dos recursos tecnológicos e tradicionais no ensino da filosofia. Este estudo pode servir de instrumento aos profissionais, professores e interessados no ensino da Filosofia, visto ser um trabalho pedagógico de construção do conhecimento, de interpretação e aplicação dos diversos recursos pedagógicos na prática pedagógica.
Developed under the Master’s in Philosophy Teaching in the Secondary School, the report refers to the Pedagogical Training initiated in September 2009, in Escola Secundária D. Maria II. The pedagogical training is an initial training to professional practice and it seeks the development of teaching skills. The training consists of two parts: one pedagogical, which searches skills development by means of action and reflection on philosophy teaching; other investigative, which is based on diversified strategies. The theme of the report is "Knowledge and its present image: the importance of educational resources" and it focuses on the realization of the teaching process, reflecting upon strategies and teaching methods, paying special attention to the educational resources used, more adequate to Philosophy teaching in the secondary school. The research seeks to comprehend the efficiency of technological and traditional resources in philosophy teaching. This study may serve as a tool for professionals, teachers and others interested in Philosophy teaching, since it is a pedagogical work of knowledge construction, interpretation and application of the several pedagogical resources in teaching practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18805
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Isabel da Costa Pereira.pdf
Acesso restrito!
1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID