Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19025

TítuloCyberbullying : o fenómeno percepcionado pelos professores
Autor(es)Sousa, Sílvia Maria Petiz de
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveBullying
Cyberbullying
Percepções
Professores
Perceptions
Teachers
Data2011
Resumo(s)As novas tecnologias têm vindo a proporcionar uma nova dimensão ao bullying tradicional, designadamente o cyberbullying. O vínculo estreito entre o bullying e o cyberbullying sugere que as percepções dos professores possam contribuir significativamente para combater o fenómeno. Entende-se que conhecer as suas percepções surge como primeiro passo necessário para ajudar os professores a desenvolver um bom conhecimento e as competências necessárias para lidar com eventuais situações em que a agressão transpõe o recreio e os limites da escola e o espaço físico em geral, num quadro de ubiquidade da Internet e da comunicação digital. Neste survey de carácter exploratório, foi realizado um inquérito por questionário aos professores de todos os níveis do Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário que se encontravam a leccionar na zona Norte de Portugal em 2010/2011, de forma a auscultar os conhecimentos, as percepções e as atitudes que detêm face ao fenómeno do cyberbullying no contexto actual que vivemos. Pretendeu-se conhecer até que ponto é que os professores se encontram consciencializados e se sentem preparados para lidar com a questão do cyberbullying. Concluise que a maioria dos professores inquiridos possui um conhecimento satisfatório sobre a problemática do cyberbullying, reconhecendo a maior parte das características e consequências que lhe estão frequentemente associadas, como evidenciam os estudos na área. Apesar da maioria dos professores possuir um nível relativamente alto de conscientização e considerar o cyberbullying um tema importante, verificou-se a necessidade de desenvolver e implementar um plano de formação nesta matéria.
Modern technology has provided a new dimension to traditional bullying, namely cyberbullying. The close link between bullying and cyberbullying suggests that the perceptions of teachers can contribute significantly to combat the phenomenon. It is understood that knowing their perceptions emerges as the first necessary step to help teachers develop a good knowledge and skills to deal with any situation in which aggression transposes the playground, the school surroundings and any physical space in a general framework of the Internet and digital communication‘s ubiquity. This survey of exploratory nature was conducted in order to examine teachers‘ knowledge, perceptions and attitudes about the phenomenon of cyberbullying in our present context. Teachers of all levels of pre-school, primary and secondary education who were teaching in the northern part of Portugal in 2010/2011 were asked to participate. It was intended to understand the extent to which teachers are made aware and feel prepared to deal with the issue of cyberbullying. It was concluded that the majority of surveyed teachers has an adequate knowledge of cyberbullying and knows most of its inherent features. Although most teachers have a relatively high level of awareness and consider the topic important, there is the need to develop and implement a training plan in this regard.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19025
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Maria Petiz de Sousa.pdf2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID