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https://hdl.handle.net/1822/19025
Título: | Cyberbullying : o fenómeno percepcionado pelos professores |
Autor(es): | Sousa, Sílvia Maria Petiz de |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Bullying Cyberbullying Percepções Professores Perceptions Teachers |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | As novas tecnologias têm vindo a proporcionar uma nova dimensão ao bullying
tradicional, designadamente o cyberbullying. O vínculo estreito entre o bullying e o cyberbullying
sugere que as percepções dos professores possam contribuir significativamente para combater o
fenómeno. Entende-se que conhecer as suas percepções surge como primeiro passo necessário
para ajudar os professores a desenvolver um bom conhecimento e as competências necessárias
para lidar com eventuais situações em que a agressão transpõe o recreio e os limites da escola e
o espaço físico em geral, num quadro de ubiquidade da Internet e da comunicação digital.
Neste survey de carácter exploratório, foi realizado um inquérito por questionário aos
professores de todos os níveis do Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário que se encontravam a
leccionar na zona Norte de Portugal em 2010/2011, de forma a auscultar os conhecimentos, as
percepções e as atitudes que detêm face ao fenómeno do cyberbullying no contexto actual que
vivemos. Pretendeu-se conhecer até que ponto é que os professores se encontram
consciencializados e se sentem preparados para lidar com a questão do cyberbullying. Concluise
que a maioria dos professores inquiridos possui um conhecimento satisfatório sobre a
problemática do cyberbullying, reconhecendo a maior parte das características e consequências
que lhe estão frequentemente associadas, como evidenciam os estudos na área. Apesar da
maioria dos professores possuir um nível relativamente alto de conscientização e considerar o
cyberbullying um tema importante, verificou-se a necessidade de desenvolver e implementar um
plano de formação nesta matéria. Modern technology has provided a new dimension to traditional bullying, namely cyberbullying. The close link between bullying and cyberbullying suggests that the perceptions of teachers can contribute significantly to combat the phenomenon. It is understood that knowing their perceptions emerges as the first necessary step to help teachers develop a good knowledge and skills to deal with any situation in which aggression transposes the playground, the school surroundings and any physical space in a general framework of the Internet and digital communication‘s ubiquity. This survey of exploratory nature was conducted in order to examine teachers‘ knowledge, perceptions and attitudes about the phenomenon of cyberbullying in our present context. Teachers of all levels of pre-school, primary and secondary education who were teaching in the northern part of Portugal in 2010/2011 were asked to participate. It was intended to understand the extent to which teachers are made aware and feel prepared to deal with the issue of cyberbullying. It was concluded that the majority of surveyed teachers has an adequate knowledge of cyberbullying and knows most of its inherent features. Although most teachers have a relatively high level of awareness and consider the topic important, there is the need to develop and implement a training plan in this regard. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19025 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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