Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/19058
Title: | A aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares: avaliação do impacto de uma experiência no ensino de engenharia |
Author(s): | Fernandes, Sandra Flores, Maria Assunção Lima, Rui M. |
Keywords: | Ensino superior Aprendizagem baseada em projectos Avaliação |
Issue date: | Nov-2010 |
Journal: | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
Abstract(s): | Neste artigo apresentamos dados de um projecto de investigação mais vasto que pretende avaliar o impacto de uma experiência de Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares no Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI). Para tal, foi utilizado o Modelo de Avaliação CIPP (Context, Input, Process, Product) de Stufflebeam (2003) como quadro de referência para a avaliação do projecto nas suas várias dimensões. O design da investigação caracterizou-se por uma metodologia eminentemente qualitativa, com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados da investigação de que damos conta neste artigo baseiam-se, sobretudo, nas percepções dos estudantes sobre o processo de implementação e avaliação desta experiência. No que diz respeito ao seu impacto nos resultados e processos de aprendizagem dos alunos, ele surge associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos e ao desenvolvimento de um conjunto de competências transversais, tais como a capacidade de comunicação, de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de gestão de conflitos e, ainda, o sentido de responsabilidade. |
Type: | Article |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19058 |
ISSN: | 1414-4077 |
Peer-Reviewed: | no |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CGIT - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica CITEPE - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010 _jnl Avaliacao Impacto - ABP_MIEGI.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | View/Open |