Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19114

TítuloA dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
Autor(es)Brito, Luciana
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Data2011
Resumo(s)A literatura da Tecnologia Educativa sublinha os benefícios do uso dos Learning Management Systems (LMS) como o Moodle; paralelamente, e apesar de inúmeras escolas portuguesas adotarem esta ferramenta, vários estudos sugerem que o seu uso é ainda limitado, quer no número de utilizadores, quer na qualidade da utilização. Concebendo a escola como uma rede social de interações, e tendo como referência a Teoria de Jogos Evolutiva – uma ferramenta teórica da Matemática com aplicações às ciências sociais – , pretendeu-se com este estudo identificar práticas de liderança escolar e supervisão pedagógica eficazes na promoção e disseminação do uso do Moodle numa população escolar. Através de uma metodologia de investigação-ação, os participantes desta investigação foram submetidos durante 7 meses a um conjunto de práticas, que emergiram da literatura e do contexto onde se encontravam. Observada a evolução favorável do uso do Moodle, os dados resultantes refletem o sucesso das medidas implementadas, e parecem apontar o caminho para uma adoção mais efetiva e generalizada deste LMS.
The Educational Technology's literature points out the benefits of using Learning Management Systems (LMS) like Moodle; simultaneously, and despite the adoption of this tool by numerous portuguese schools, several studies suggest that its use is still limited, both in the number of users and in the quality of use. Conceiving school as a social network of interactions, and grounded in the Evolutionary Game Theory – a theoretical tool of Mathematics with applications to social sciences – it was intented with this study to identify practices of pedagogical supervision and school leadership effective in the promotion and dissemination of Moodle's use in a school population. Through an action research metodology, the participants in this investigation were submitted during 7 months to a set of practices that emerged from the literature and the context. Observing the favorable evolution of the use of Moodle, the resulting data reflect the success of implemented actions, and seem to point the way to a more effective and widespread adoption of this LMS.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19114
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luciana Pereira de Brito.pdf4,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID