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TítuloAcreditação, certificação e dinâmicas formativas de uma entidade formadora : orientações normativas e práticas organizacionais
Autor(es)Oliveira, Ana Filipa Novo
Orientador(es)Silva, Eugénio Alves da
Palavras-chaveGestão da formação
Ciclo formativo
Educação
Formação
Avaliação
Necessidades formativas
Acreditação / certificação de entidades formadoras
Management training
Cycle training
Education
Training
Evaluation
Training needs
Accreditation / certification of training providers
Data2011
Resumo(s)No segundo ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, para obtenção do grau de Mestre, é exigida a realização de um estágio profissionalizante numa entidade que se esteja ligada ao âmbito de estudos. Este relatório de estágio debruça-se sobre a temática da formação profissional da população no sentido do contributo que esta pode trazer para a qualificação escolar e profissional dos portugueses e para o reconhecimento de competências desenvolvidas no quotidiano. Integrado na formação ao longo da vida, o trabalho realizado contempla a perspectiva de que o indivíduo está em constante aprendizagem, embora em contextos diferenciados. Para a prática de acções de formação de qualidade, existe o sistema de acreditação de entidades formadoras que, mediante a apresentação de determinadas evidências como existência de espaços, de recursos humanos, de necessidades formativas, entre outras, avalia e acredita estas entidades para a prática formativa. Este estatuto de entidade acreditada é concedido pela Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) e, desde Novembro de 2010 passou a denominar-se processo de certificação, com alterações normativas e legais, tais como a certificação por área de formação, o aumento do número de auditorias e a certificação vitalícia. Num âmbito ainda mais objectivo do grande tema da formação profissional, foram tratadas neste relatório as etapas do ciclo formativo, desde a política de formação da entidade, passando pela análise de necessidades, constituição e concretização do plano de formação até à avaliação. Foi nesta área que a prática de estágio mais incidiu, acompanhando e apoiando as primeiras dinâmicas formativas da entidade MaisPessoa. Findo o trabalho de estágio, posso afirmar que a entidade está preparada para continuar a sua prática formativa e tem bastante potencial para o desenvolvimento desta valência, necessitando apenas de um maior investimento a nível de recursos financeiros e humanos.
In the second year of the Masters in Education, specialization in Training, Work and Human Resources to obtain a Master's degree is required to carry out a training period in an entity that is linked to the area of studies. This internship report focuses on the issue of training of the population towards the contribution it can bring to the educational and professional qualifications of the Portuguese and the recognition of skills developed in everyday life. Integrated training throughout life, the work contemplates the prospect that the individual is constantly learning, though in different contexts. For the practice of training quality, there is a system of accreditation of training providers who, upon presentation of certain evidence as there are spaces, human resources, training needs, among other things, evaluates, and recognize these entities for the practice formative. This entity accredited status is granted by the Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) and, since November 2010 it was renamed the certification process, with legal and regulatory changes, such as certification by area of training, increased number of audits and certification for life. In a more objective context of the great subject of vocational training, were treated in this report the steps of the training cycle, since the training policy of the entity, through needs analysis, creation and implementation of the training plan to evaluation. It was this area that the practice of more focused training, monitoring and supporting the first MaisPessoa dynamic formation. After the work of stage I can say that the entity is prepared to continue their training practice and have enough potential for the development of valence, it only requires a greater investment in terms of financial and human resources.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19199
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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