Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19225

TítuloAvaliação do impacto da formação : (trans)formações através do processo RVCC - novas oportunidades formativas e/ou oportunidades de trabalho
Autor(es)Cunha, Cristiana Maria Pereira
Orientador(es)Sá, Virgínio
Palavras-chaveReconhecimento
Validação e certificação de competências
Referencial de competências-chave
Centro de novas oportunidades
Educação e formação de adultos
Aprendizagem ao longo da vida
Recognition
Validation and certification of competences
Key skills referential
Center for new opportunities
Education and training for adults
Lifelong learning
Data2011
Resumo(s)O presente relatório dá conta de um estudo desenvolvido na área da Formação, Trabalho e Recursos Humanos, tendo como objectivo central avaliar o impacto da oferta formativa de um Centro de Novas Oportunidades do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Básico, procurando dar resposta sobre a existência de transformações através da mesma, nomeadamente a nível pessoal, social, profissional e educativo, e consequentemente, perceber se existem ou não novas oportunidades formativas e/ou de trabalho. No sentido de dar resposta a esta questão, traçamos uma retrospectiva sobre as políticas educativas que nortearam o sector da Educação, focalizando particularmente a educação de adultos, numa perspectiva de educação/formação ao longo da vida. É neste âmbito que tentamos fazer a ponte entre a formação e os contextos de trabalho, através da qual percebemos que é necessário partir das aprendizagens que os indivíduos retiraram da experiência, como ponto de partida, e articulá-las com os contextos de trabalho, e que por isso é urgente reconhecer e dar visibilidade a essas experiências que se vão construindo ao longo da vida. Tentamos fazer uma abordagem actual sobre as metamorfoses sociais que desencadearam novas configurações da Educação, suportadas no Conhecimento e na Informação, que têm forte impacto na Economia e no Desenvolvimento, e que fazem da esfera do trabalho e das organizações contextos de aprendizagem onde se constroem novos saberes e novas competências. É de acordo com estes pressupostos e com a análise do estudo efectuado que pusemos em evidência por um lado uma avaliação globalmente positiva da oferta formativa em análise, nomeadamente no que concerne aos conteúdos da formação, ao dispositivo organizativo e aos profissionais envolvidos no processo. Neste registo, reconhece-se uma influência da participação do PRVCC no projecto pessoal e no projecto formativo, embora seja menos evidente o impacto da certificação na vida profissional. Contudo, este juízo globalmente positivo sobre a experiência de participação no PRVCC, transversal aos dados recolhidos através do inquérito por questionário aplicado aos formandos, contrasta com apreciações mais críticas, nalguns casos em registo de denúncia, que foi possível recolher quando mobilizamos dispositivos de natureza qualitativa, seja através da entrevista, seja através das conversas informais que fomos estabelecendo através do estágio. Nestes discursos “desviantes” destaca-se sobretudo a falta de rigor do processo avaliativo e alguma injustiça decorrente da validação de competências que se considera que não foram objectivamente demonstradas.
The current report concerns to a study carried on in the field of Training, Work and Human Resources. The main goal is to assess the impact of training offered by a Centre for New Opportunities (CNO) relating to the so called “Process of Recognition, Validation and Certification of Competences” in Primary Education (let us call it “PRVCC”), thus trying to understand if it causes any transformations, whether they are personal, social, professional and/or educational and, consequently, if any new training and job opportunities result from it. In order to clear this matter, we crossed a retrospective on the educational policies which oriented the sector of education, namely focusing on adult education from a perspective of lifelong education/training. In this regard we tried to set a bridge between training and work context, through which we realized that it is necessary to have as a starting point the learning acquired by the individuals' experiences and articulate it with the work context and that is also why it is urgent to recognize and give visibility to those experiences that one has in the course of his/her life. We tried to make an up-to-date approach to the social metamorphoses which have a strong impact on Economy and Development and which make of work and organizational environment a setting for learning where one may build new knowledge and new skills. It is according to these purposes and to the analysis of our study that we have put into evidence a positive global assessment of the training offer in question, in particular what concerns the training contents, the organizational device and the staff involved in the process. In this record, it is recognized the influence of the PRVCC both in the personal and the training projects, although the impact of obtaining a certification on the professional life is less evident. However, this positive global assessment on the experience of participating in the PRVCC (transversal to the data collected by means of a questionnaire done to the trainees) contrasts with more criticizing opinions, in some cases in the form of complaint, which we had the opportunity to record when we used devices of qualitative nature, either through interview or formal conversation during our own professional practice. In these “deviating” speeches stand out the lack of rigor in the process of assessment and some unfairness when validating skills that were not objectively demonstrated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19225
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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