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TítuloO conforto total do vestuário: design para os cinco sentidos
Autor(es)Broega, A. C.
Silva, Maria Elisabete
Palavras-chaveConforto
Avaliação objectiva
DataJul-2010
EditoraUniversidade de Palermo. Facultad de Diseño y Comunicación
RevistaActas de Diseño
Resumo(s)Quando se projeta um produto de Design, na maior parte das vezes o sentido mais valorizado pelo designer é a visão, pois é aquele que melhor aprecia a estética e harmonia, descorando sentidos como o olfato, o tato e até a audição. É frequente verificar que belas e funcionais construções arquitetõnicas, tem lacunas no que diz res- peito a isolamento acústico entre pisos ou a problemas de exaustão de odores das cozinhas e fumos de lareiras. Quem é que já não se queixou do odor da sua roupa quando deixa um restaurante de churrasco ou grelhados ou mesmo o cheiro a tabaco que se entranha no vestuário após uma noite numa discoteca mal ventilada? À medida que os produtos têm uma maior proximidade com corpo humano como, por exemplo, o mobiliário de utilização quotidiana, o problema torna-se mais com- plexo como é o caso das cadeiras e sofás, com os quais a nossa pele entra em contato direto. Uma cadeira de metal no Inverno torna-se desagradável quando nos sentamos, principalmente se pousarmos os nossos braços mais descobertos sobre os braços metálicos que muitas vezes até são pouco confortáveis ergonomicamente (caso dos fabricados com tubos metálicos cilíndricos que não per- mitem o correto apoio do cotovelo). Um sofá revestido por materiais que não permitam a respiração da pele, pode também ser muito incômodo num dia de calor. Estes são alguns exemplos de produtos de design desen- volvidos sem ter em consideração os restantes sentidos para além da visão, tornando-se especialmente proble- mático quando se trata de matérias que estão diariamente em contato com a nossa pele, como é o caso do vestuário. O vestuário é a nossa segunda pele, para além da função estética ele tem principalmente a função protetora. Não se pode falar em design de vestuário sem falar em con- forto, podendo mesmo dizer que o design de vestuário e o conforto total do vestuário são indissociáveis. Ainda que um implica o outro, em última instância o design Moreira, Samantha C. O. et al. Briefing: Uma estratégia para o pro- jeto de Design de Ambientes. Artigo inédito. p.1-6, outubro. 2008b. Paula Glória Barbosa. Centro de Inovação para Ambientes ED/UEMG - Graduada em Design de Ambientes, UEMG. Amanda Trindade Madeira Araújo. Graduada em Design de Am- bientes, UEMG. Marina Montenegro de Holanda Lopes. Graduando em Design de Ambientes, UEMG. Samantha Cidaley de Oliveira Moreira. Designer de Ambientes, Msc - Gestora de Empreendedorismo e Inovação - CDE/IED. no sentido projectual não pode ser bem sucedido sem utilizar a componente da ciência do conforto. Com efeito, estudos de marketing mostram que os consu- midores atuais já não estão só interessados no vestuário com estética, na boa aparência, na qualidade do que “fica bem”, mas exigem cada vez mais, roupas com as quais se sintam confortáveis. Desejam que a sua indumentária esteja de acordo com as suas atitudes, funções e imagem que pretendem transmitir à sociedade mas, principal- mente, que sejam confortáveis. O marketing têxtil tem identificado que os consumidores envolvem, cada vez mais, na sua decisão de compra, para além do seu sentido visual, o toque, o cheiro, a intuição e a emoção. Em conseqüência desta atitude, uma maior importância está a ser atribuída à experiência/ato da “compra” do vestuário, sendo cada vez maior o interesse por tecidos mais agradáveis ao toque. “Se os estilos se aproximam cada vez mais, os consumi- dores tomam consciência de que os materiais têm dife- rentes valores e fazem a diferença através do bem-estar e do toque”, estudo de mercado, realizado pela RISC em 1999, a pedido da LYCRA1. Isto refere-se ao Conforto Sen- sorial e é devido a esta qualidade que os novos produtos se impõem no mercado. O conforto é já um parâmetro chave na seleção e compra de produtos têxteis, seja de vestuário ou produtos para o lar. O conforto é uma necessidade universal e fundamental para os seres vivos, pois todas as realizações podem ser consideradas como um esforço para melhorar os nossos níveis de conforto na vida. O vestuário e os têxteis são produtos essenciais usados diariamente, para se ter conforto (fisiológico e psicológico) e fundamentalmente assegurar as condições físicas apropriadas para a sobre- vivência do organismo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19302
ISSN1850-2032
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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[Ref16]_Actas de Diseño nº 9, FPalermo_Conforto_5_Sentidos.pdfArtigo Completo221,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

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