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TítuloAvaliação da compreensão da gramática oral em crianças dos 4 aos 6 anos de idade : um estudo no concelho de Esposende
Autor(es)Enes, Bernardete Cunha
Orientador(es)Santos, Anabela Cruz dos
Palavras-chaveLinguagem
Gramática oral
Avaliação
Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Métodos quantitativos
Language
Oral grammar
Assessment
Pre-school children
Elementary school
Quantitative methods
Data2011
Resumo(s)Este estudo exploratório teve por finalidade traduzir e adaptar para Português Europeu o Test for Reception of Grammar Version 2 (TROG-2) de Bishop (2003) e analisar o desempenho da compreensão da gramática oral em crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6:11 anos de idade. Este teste é composto por 80 itens, divididos em 20 Blocos (quatro itens por bloco) em que cada bloco representa uma estruturação frásica diferente. O teste foi aplicado a 93 crianças que estão inseridas em contextos pré-escolares e escolares (1º ano do 1º ciclo do ensino básico) em instituições públicas e privadas do concelho de Esposende. Estas crianças frequentavam três anos de escolaridade distintos: 31 crianças pertenciam à sala dos 4 anos; 33 crianças à sala dos 5 anos; e 29 crianças ao 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados deste estudo permitem concluir que: a) o desempenho mais elevado registou-se nos blocos com a seguinte estruturação frásica: “Frases com dois elementos: Sujeito/ Verbo”, “Frase com locução prepositiva em cima de/dentro de”, e “Frases na forma negativa”; b) a idade cronológica influencia o desempenho, uma vez que, as crianças de faixas etárias inferiores apresentam um menor desempenho em relação às crianças de faixas etárias superiores; c) o género tem prevalência no desempenho apresentado pelas crianças, onde se destaca que o género feminino apresenta um desempenho superior no teste, relativamente ao género masculino; d) o ano de escolaridade influencia o desempenho, uma vez que foram obtidos melhores resultados em crianças que frequentavam anos escolares superiores. Adicionalmente, foi analisada a consistência interna do teste, tendo-se obtido um valor de Alfa de Cronbach (α=.977) considerado muito bom segundo Almeida e Freire (2008). Em suma, o presente estudo indica a indispensabilidade de construir e aferir, para a população portuguesa, testes que permitam a avaliação da linguagem e a identificação precoce de perturbações de linguagem, de modo a possibilitar uma intervenção eficaz junto de crianças com este tipo de problemática.
The aim of this study was to translate and adapt for the European Portuguese the Test for Reception of Grammar Version 2 (TROG-2) by Bishop (2003), and to analyze the performance of oral grammar in children aged 4 to 6 years old. This test consists of 80 items, divided into 20 blocks (four items per block) in which each block represent a different sentence structure. The test was applied to 93 children who attended preschool and 1st year of elementary school in the municipality of Esposende (school contexts were public and private). The results of this study showed: a) children’s performance was higher according to blocks with the following sentence structure: "Two elements", "Reversible in and on", "Negative"; b) age influences performance, since younger children had a lower performance compared to older children; c) gender influences children's performance, which highlights that the female gender has a better performance than the male gender; d) school year influences test performance, since the best results were obtained in children attending higher educational years. Additionally, was analyzed the internal consistency of the test, which obtained a value of Cronbach's alpha (α =. 977) considered to be very good according to Almeida and Freire (2008). In summary, this study shows the importance of developing assessment tools for the Portuguese population, and in addition to early identify language disorders in preschool and school age children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19540
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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