Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19651

TítuloComo ser uma Ragazza discursos de sexualidade numa revista para raparigas adolescentes
Autor(es)Magalhães, Sara
Orientador(es)Saavedra, Luísa
Nogueira, Conceição
Data9-Nov-2011
Resumo(s)A sexualização do quotidiano é nos dias de hoje mais do que uma realidade, um facto a ter em conta no desenvolvimento adolescente. Dada a sua ampla expansão nos mais variados contextos sociais, esta tem vindo a estabelecer-se como elemento determinante na construção das identidades. No que diz respeito às/aos jovens, esta sexualização é mais evidente ao nível dos media. Estas/es despendem, actualmente, mais tempo com os meios de comunicação do que em ambiente escolar ou familiar. Tendo em conta que a adolescência é um período complexo e multi-determinado de desenvolvimento, o papel destes conteúdos, veiculados de forma constante e contínua, revela-se determinante no estabelecimento de normas sociais. Estas acentuam um duplo padrão de sexualidade que contribui para uma constante penalização social das mulheres, pela indicação de comportamentos considerados adequados e aos quais se devem restringir, por comparação a uma atitude mais flexível para o sexo masculino. Assim sendo, o nosso objectivo é contribuir para maior conhecimento sobre a produção de conteúdos mediáticos para raparigas adolescentes em Portugal, bem como compreender quais as construções discursivas que as revistas para este público disponibilizam sobre a sexualidade e identidade feminina. Ou seja, de que forma os conteúdos veiculados por estas publicações orientam a construção da sexualidade das adolescentes face a um modelo de ser rapariga mais tradicional e puritano ou mais empoderado. Neste sentido, tomamos por base a edição de 2007 da revista Ragazza1, analisando nomeadamente três tipologias de conteúdo distintas: cento e quarenta (140) anúncios publicitários, trinta e sete (37) cartas de leitora e respectivas respostas, e trinta e dois (32) artigos e reportagens. Para a selecção destes conteúdos foram tidos em conta um conjunto de critérios. Para os anúncios publicitários analisaram-se apenas os exemplares que tinham representada pelo menos uma rapariga; nas cartas de leitora e nos artigos e reportagens o critério foi abordar a sexualidade, sexo, saúde sexual e reprodutiva e/ou a presença, na sua mensagem literal, de scripts de sexualidade (Simon & Gagnon, 1986, 1987). Metodologicamente, uma vez que pretendíamos identificar os discursos presentes nestes conteúdos, optámos pela Análise de Foucaudiana de Discurso (Willig, 2003, 2008) que nos possibilitou a localização de construções discursivas e discursos, a definição de orientações de acção e a identificação de possíveis posicionamentos, práticas e subjectividades despoletadas pelos discursos encontrados. Deste processo de análise resultou a identificação de três principais construções discursivas que percorrem transversalmente o corpus, apresentando-se contudo como mais salientes em conteúdos específicos. Assim, ser rapariga é… Tornar-se sexy!, Ter de saber (sempre) mais, e Construir uma relação heterossexual. A construção discursiva Tornar-se sexy! emerge sobretudo na publicidade e nos artigos e reportagens e sistematiza informações ao nível da atractividade física e da sexualidade. Esta concretiza-se recorrendo a mecanismos discursivos que apresentam, entre outros aspectos, informações consideradas relevantes no que diz respeito à imagem e modelação corporal. Uma segunda construção discursiva – Ter de saber (sempre) mais – aparece nas cartas de leitora, artigos e reportagens. Nesta as raparigas são apresentadas como seres incompletos sexualmente e por essa razão precisam recorrer constantemente a novas informações sobre sexualidade para alcançarem o nível desejável definido pelo masculino e assim conseguirem seduzir. Por último, identificámos ainda a construção discursiva Construir uma relação heterossexual, visível em cartas de leitora e artigos e reportagens. Centra-se em questões de identidades, sendo que a identidade feminina é aqui igualada a um vasto e profundo conhecimento sobre o masculino e sobre relações de intimidade heterossexuais. Por fim, é ainda de destacar que cada uma destas construções discursivas é permeada por vários mecanismos discursivos. A análise dos resultados permite-nos concluir que uma rapariga quando inicia a sua adolescência já deve possuir um repertório de papéis, normas e deveres que deverão ser tomados em conta no seu dia-a-dia. Mais, existe ainda uma constante monitorização desta adequação das raparigas às normas sociais, sendo que esta deverá não só ser exterior mas também auto-referencial. Concluímos ainda que as jovens se encontram constantemente expostas a mensagens contraditórias que lhes apresentam uma aparente emancipação mediante um conjunto de outras condições de subjugação. Por fim, podemos ainda afirmar que estas publicações possuem uma visão de rapariga ou de mulher como um indivíduo que possui um handicap social que necessita de constante atenção e esforço pessoal para melhorar se aproximar-se do masculino.
Quotidian sexualization is, in these days, more than a reality, is a fact to be considered in adolescent development. Due to its wide expansion in the most varied social contexts, this has been establishing itself as a crucial element on identities construction. Concerning young people, this sexualization is more evident it media. They spend, nowadays, more of their time with mass media rather than in school or family environments. Taking into account that adolescence is a complex and multi-determined period of time, the role of these contents, run constantly and continuously, reveals itself to be determinant on social norms establishment. These norms accentuate a sexual double standard that constitutes a constant social penalty upon women, by pointing which behaviors are considered adequate and to which one must restrain, when comparing to a more flexible attitude towards the masculine. Therefore, our goal is to contribute to a greater knowledge about the relationship between media contents production targeted at Portuguese adolescent girls, as well as to understand which discoursive constructions are displayed by these magazines concerning sexuality and feminine identity. In other words, in which way is the content run by these publications guiding the adolescents‘ sexuality construction owing to a more traditional and puritan or a more empowered model of being a girl. Thus, we based our research on the 2007 Portuguese edition of Ragazza magazine2, analyzing particularly three types of distinct contents: one hundred and forty (140) advertisements, thirty seven (37) agony aunts‘ letters and their answers, and thirty two (32) articles and reports. In order to select these contents we considered some criteria. To the advertisements we only analyzed the ones that had at least one girl figured; to agony aunt‘s letters and articles and reports the criteria was to approach sexuality, sex, sexual and reproductive health as a theme and/or to have present, in its literal message, a sexual script (Simon & Gagnon, 1986, 1987). Methodologically, once we intended to identify the discourses presents in these contents, we chose Foucauldian Discourse Analysis (Willig, 2003, 2008) than has allowed us to locate discoursive constructions and discourses, to define action orientation and possible positionings, practices e subjectivities triggered by the identified discourses. From this analysis process we were able to identify three main discoursive constructions that travel across the analyzed corpus even though they are more salient on specific contents. So, to be a girl is … To become sexy!, (Always) Have to know more, and Construct a heterosexual relationship. The discoursive construction To become sexy! rises mainly from advertisements and articles and reports and systematizes information concerning physical attractiveness and sexuality. It manifests itself using discoursive mechanisms that present, among other aspects, informations considered relevant to what concerns body image and contouring. A second discoursive construction – (Always) Have to know more – appears in agony aunt‘s letters and articles and reports. Here girls are portrayed as sexually incomplete beings and therefore need to run constantly on new informations about sexuality in order to achieve the presupposed male level and to be able to allure. Finally, we identified also the discoursive constructions Construct a heterosexual relationship, which can be seen through agony aunt‘s letters and articles and reports. It focuses on identity issues, with feminine identity being considered equal to a wide and profound knowledge on the masculine and about heterosexual intimate relationships. Lastly, we must highlight that each one of these discoursive constructions are permeated by several discoursive mechanisms. The results analysis allows us to conclude that a girl when initiates her adolescence has already a repertoire of roles, norms and duties that must be taken into account on a daily basis. Plus, there is a constant monitoring of this adequacy from girls to social norms, and this shall not only be exterior but also self-referent. We conclude also that young girls find themselves constantly exposed to contradictory messages that are presented to them as apparently emancipator whereas a number of other subjugation conditions. Finally, we can also state that these publications see girls and women as an individual who has a social handicap that needs constant attention and personal effort in order to improve and approach the masculine.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19651
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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