Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19682

TítuloA ilustração portuguesa para a infância no século XX e movimentos artísticos : influências mútuas, convergências estéticas
Autor(es)Silva, Susana Maria Sousa Lopes
Orientador(es)Coquet, Eduarda
Antunes, Carla
Data25-Out-2011
Resumo(s)Este trabalho constituiu-se, num primeiro momento, como uma pesquisa alargada cuja finalidade seria a de obter uma imagem global da ilustração das produções literárias para a infância realizadas em Portugal a partir de meados do século XX. Desenvolveu-se, depois, centrando-se particularmente nas obras de Maria Keil e de Manuela Bacelar. Foram traçadas algumas estratégias baseadas em conceitos que pretendem desmistificar o papel secundário e de menoridade da ilustração que prevaleceu durante muito tempo em relação às chamadas artes maiores. Foram ainda tidos em linha de conta os desenvolvimentos sociais, científicos, tecnológicos e artísticos que, inevitavelmente, tiveram responsabilidade nas alterações verificadas na ilustração do livro para a infância. Verificando-se a contaminação entre os referidos desenvolvimentos e a ilustração devido, por um lado, ao número de artistas, pintores, escultores e designers que realizavam, paralelamente, ilustração e, por outro lado, assistimos a uma evolutiva conquista por parte da ilustração de um estatuto próprio no campo das artes visuais. A ilustração cresce, então, numa hibridez que dilui fronteiras e que inclui o fazer de outras artes na construção da sua identidade. Podemos dizer que ela assume, no seu desenvolvimento, uma condição inclusiva que, ao absorver múltiplas influências se enriquece e afirma cada vez mais. A ilustração passa a ter visibilidade e abandona a presença discreta que vinha mantendo e que, por isso, permitiu a alguns artistas utilizá-la como veículo de expressão e experimentação. Assim, um grupo significativo de artistas tira partido de tais desenvolvimentos e multiplica sentidos nas imagens que cria para a infância, disseminando-os em milhares de imaginários. Foram, seleccionados, para o efeito, alguns nomes que se destacaram a partir da segunda metade do século XX, por um percurso, marcado quer por um grande volume de trabalho no âmbito da ilustração, quer pela qualidade das propostas apresentadas, bem como pela duração e persistência das suas intervenções. Este percurso mostrou-se importante, não só por nos permitir uma maior percepção do que realmente ocupou o mercado e o imaginário colectivo português durante este período, como também para justificar a pertinência do estudo particular de duas ilustradoras referidas – Maria Keil do Amaral e Manuela Bacelar, como elementos fundamentais na definição da referida paisagem nacional. Esta opção deveu-se ao facto de, desde logo, o nome de ambas as ilustradoras sobressair, no panorama da ilustração nacional, num desempenho revelado pela frequência e diversidade de publicações, e sugerindo um pioneirismo que viríamos a confirmar.
This work began as a broader research that sought to obtain a comprehensive picture of the illustration of literary productions for children held in Portugal from midtwentieth century, particularly through the works of Mary Keil and Manuela Bacelar. We present some strategies based on concepts that aim to demystify the role of secondary and a minor illustration that prevailed for a long time for calls major arts. Were also taken into account of social, scientific, technological and artistic, which inevitably had responsibility for the changes operated on the level of children’s book illustration. We are witnessing a contamination between the developments and the illustration given, on one hand, a growing number of artists, painters, sculptors and designers, will now carry out in parallel, and illustration, on the other hand, witnessed an evolutionary conquest by the illustration of a statute in the field of visual arts. The figure grows, so a hybrid that blurs boundaries and other arts that includes the construction of their identity. We can say that it assumes, in its development, an inclusive condition, absorbing many influences and enriches itself increasingly asserting. The illustration is replaced visibility and abandons the discreet presence which had kept and which therefore allowed some artists use it as a vehicle of modern ideologies. Thus, a significant group of artists take advantage of such developments and multiply meanings in the images they create for children disseminating them into thousands of imaginary ones. Were selected for this purpose, some names that stood out from the second half of the twentieth century, by a route, marked either by a large volume of work within the illustration or the quality of proposals, as well as the duration and persistence of their interventions. This route was considered important not only for allowing us a greater sense of what really took the Portuguese market and the collective imagination during this period, but also to justify the relevance of the particular study of two illustrators - Maria Keil do Amaral and Manuela Bacelar, as key elements in the definition of that national landscape. After this time we have focused our study on the lives and work of Mary Keil do Amaral and Manuela Bacelar. This option was due to the fact that, first, the name of both illustrators excel at the national panorama of illustration, in a performance revealed by the frequency and diversity of publications, a pioneer and suggesting that we were to confirm.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Comunicação Visual e Expressão Plástica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19682
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
teseFINAL.pdf10,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID