Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19722

TítuloPedagogia em creche: da avaliação da qualidade à transformação praxiológica
Outro(s) título(s)Pedagogy in crèche: from evaluation of quality to praxiological transformation
Autor(es)Araújo, Sara de Barros
Orientador(es)Formosinho, Júlia
Simões, João Manuel Formosinho Sanches
Data6-Jan-2012
Resumo(s)O presente estudo visa aprofundar a compreensão de processos de transformação praxiológica em contexto de creche. Esta intenção primeira relacionou-se com evidências relativas a estes serviços de educação e cuidados para crianças até aos 3 anos, em Portugal, nomeadamente a forte necessidade social associada aos mesmos, a baixa qualidade que tem vindo a ser evidenciada em alguns estudos e a quase total ausência de investigação que se detenha na análise de processos de reconstrução praxiológica nestes contextos, visando a sua qualificação. Considerando estas circunstâncias, foi desenvolvido um estudo de caso em investigação-acção em duas salas de creche localizadas na cidade do Porto. O estudo apresentou enquanto objectivos específicos: (a) aprofundar conhecimentos acerca de propostas pedagógicas socio-construtivistas especificamente concebidas para os contextos de creche; (b) compreender as práticas de educadoras de infância em dimensões pedagógicas centrais da acção profissional em creche; (c) desenvolver um processo de formação em contexto, de natureza colaborativa, com vista à desconstrução e reconstrução da pedagogia; (d) compreender os conteúdos e processos mais relevantes da formação em contexto na desconstrução e reconstrução da pedagogia; (e) avaliar e compreender os efeitos da formação em contexto na aprendizagem das educadoras de infância, em dimensões pedagógicas centrais da acção profissional em creche; (f) avaliar e compreender os efeitos da formação em contexto no bemestar, envolvimento e experiências de aprendizagem das crianças. O estudo integrou uma fase de avaliação multimetódica inicial da qualidade das salas, que possibilitou a sua caracterização do ponto de vista de dimensões pedagógicas préestabelecidas e de temas emergentes. Seguiu-se um processo de formação em contexto, mediado por uma formadora em contexto, concomitantemente investigadora. Este processo foi desenvolvido ao longo de 58 encontros de trabalho, visando a transformação da qualidade através de processos de experimentação, envolvendo espirais de acção e reflexão. A avaliação multimetódica dos efeitos da formação em contexto evidenciou o seu impacto positivo na aprendizagem profissional das educadoras de infância, associado a uma evolução positiva da qualidade das salas, desde níveis baixos para níveis médios, em diferentes dimensões da pedagogia: organização do espaço e materiais, organização do tempo, interacção adulto-criança, actividades e projectos, e observação, registo e interpretação da experiência da criança. Os resultados evidenciaram ainda efeitos positivos ao nível do bem-estar e, sobretudo, do envolvimento das crianças, bem como no que concerne a quantidade e equilíbrio das suas experiências de aprendizagem. Do ponto de vista dos conteúdos e processos da formação em contexto, os dados permitiram aceder à importância percebida dos referenciais pedagógicos específicos à acção em creche, do trabalho em equipa, de uma abordagem contextual à formação, da mediação pedagógica, bem como aos efeitos detrimentais representados pelos obstáculos organizacionais e à incompletude e complexidade inerente ao processo transformativo. O estudo subscreve a necessidade de focalização em estudos de cariz praxiológico, como via privilegiada de construção de conhecimento, de reconstrução das práticas e de melhoria da qualidade dos contextos de creche, tarefas inalienáveis na concretização de direitos substantivos de crianças e adultos.
This study intends to deepen the understanding of processes of praxiological transformation in crèche contexts. This primal purpose is associated with evidences concerning these services of education and care for children under 3’s in Portugal, namely the strong social need around them, some results from research that show their low level of quality and the almost total lack of studies focusing on the analysis of processes of praxiological reconstruction, intending the qualification of these services. Taking into consideration these circumstances, a case study of action research was developed, in two crèche rooms located in the city of Porto. The study presented the following specific aims: (a) deepen knowledge about socio-constructivist pedagogical proposals specifically oriented towards the contexts of crèche; (b) understand the practices of early childhood teachers concerning pedagogical dimensions that are central to pedagogical action in crèche; (c) develop a context based teacher education process, of collaborative nature, addressing the deconstruction and reconstruction of pedagogy; (d) understand the context based teacher education contents and processes that are perceived as more relevant in the deconstruction and reconstruction of pedagogy; (e) evaluate and understand the effects of context based education processes in the learning of early childhood teachers, concerning pedagogical dimensions that are central to pedagogical action in crèche; (f) evaluate and understand the effects of context based education processes in children’s well-being, involvement and learning experiences. The study integrated an initial phase of multimethod evaluation of the quality of the activity rooms that allowed for their characterization considering pre-established pedagogical dimensions and emergent themes. This was followed by a context based teacher education process, mediated by a context based trainer / educator, also in the role of researcher. The process was developed throughout 58 work meetings, centred on the transformation of quality through processes of experimentation that involved spirals of action and reflection. The multimethod evaluation of effects of the context based teacher education process showed its positive impact in the professional learning of early childhood teachers. This impact was associated with a positive evolution of the quality of crèche rooms, from low to medium levels, in different pedagogical dimensions: organization of space and materials, organization of time, adult-child interaction, activities and projects, and observation, register and interpretation of the child’s experience. The results also pointed out the positive effects at the level of children’s well-being and, especially, children’s involvement, and also in what concerns the quantity and equilibrium of children’s learning experiences. Considering the contents and processes of context based teacher education, data allowed to verify the perceived importance of pedagogical perspectives for crèche contexts, of team work, of a contextual approach to teacher education, of pedagogical mediation, as well as the detrimental effects of organizational obstacles and the incomplete and complex nature of the transformational process. The study stresses the need to focus on praxiological studies as a privileged way for the construction of knowledge, reconstruction of practices and the improvement of the quality of crèche contexts, which are considered inalienable tasks in order to guarantee substantive rights of children and adults.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especilaização em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19722
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara de Barros Araújo.pdf
Acesso restrito!
1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir
anexos.pdf
Acesso restrito!
227,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID