Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19826

TítuloO e-Portefólio num contexto de Educação e Formação de Adultos. Contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para o desenvolvimento da literacia informática
Autor(es)Dias, Carla Manuela Navio
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Alves, Maria Palmira
Data5-Abr-2012
Resumo(s)Esta investigação surge a partir dos trabalhos desenvolvidos na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS) relativos à construção de e-portefólios utilizando a plataforma Elgg (open source). Rentabilizando o conhecimento adquirido sobre o assunto desenvolvemos um projecto de divulgação desta plataforma no contexto dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário (CEFA-NS) existentes na ESPBS, para a construção do portefólio reflexivo de aprendizagem (PRA), utilizado no reconhecimento e validação de competências. A problemática foi definida ao nível do contributo da construção de e-portefólios, enquanto tecnologia e estratégia de ensino-aprendizagem e avaliação, na elaboração do PRA. Utilizando uma metodologia de investigação-acção, privilegiando como método o estudo de caso, divulgámos e incentivámos a utilização da plataforma Elgg, a partir do desenvolvimento de uma acção de formação contínua de professores a um grupo de formadores CEFA-NS, orientando a construção de materiais pedagógicos adequados ao contexto e definindo com estes as estratégias de divulgação da plataforma aos formandos. Na dinamização desta formação foram consideradas as experiências prévias desenvolvidas no terreno e, no final, promoveu-se um encontro de partilha e reflexão com os participantes. Neste estudo, utilizámos como técnicas de recolha de informações a observação participante, o inquérito (por questionário e entrevistas) e documentos. Recorremos à realização de entrevistas semi-dirigidas e consulta de portefólios, no levantamento das experiências desenvolvidas no contexto CEFA-NS na ESPBS. Aplicámos um questionário, para percebermos o nível de envolvimento dos participantes com as Tecnologias de Informação e Comunicação. No âmbito da acção de formação, além da observação participante, considerámos como documentos para análise: os materiais pedagógicos produzidos pelos formadores, o conteúdo dos fóruns de discussão, a reflexão crítica individual, a ficha de avaliação da acção (questionário) e os registos de utilização da plataforma Elgg pelos utilizadores. Considerámos, ainda, o registo em vídeo da sessão conjunta dinamizada com todos os participantes e a aplicação de uma questão aberta a um formando e a uma formadora. Como técnicas de análise de dados recorremos à análise de conteúdo, para o tratamento das entrevistas e dos documentos, e à análise estatística, no tratamento dos questionários, com recurso ao programa computacional Predictive Analytics SoftWare (PASW). Os resultados revelam a existência prévia de alguns constrangimentos ao nível da organização dos CEFA-NS na ESPBS, a quase inexistência de práticas reflexivas por parte dos formandos e, ainda, a débil autonomia destes na proposta de actividades de acordo com as suas experiências de vida. Com a divulgação da plataforma foram observáveis dificuldades ao nível da língua inglesa, por a plataforma se apresentar neste idioma; das destrezas tecnológicas, no manuseamento de algumas das funcionalidades da Elgg; e na motivação dos formandos para a utilização da Elgg, devido à gestão do tempo para a exploração da plataforma nas sessões de formação e à duplicação do trabalho, por existir, ainda, a obrigatoriedade da construção do PRA em suporte papel. Observámos que a construção de e-portefólios no contexto CEFA-NS na ESPBS ainda não é efectiva sendo que a utilização da Elgg permitiu um primeiro contacto com uma plataforma de eportefólios. Consideramos que a utilização da Elgg trouxe uma melhoria das competências digitais dos participantes, que através do contacto assíduo com a plataforma desenvolveram destrezas ao nível das ferramentas disponibilizadas na Web 2.0 agregadas na Elgg, melhorando os níveis de literacia e comunicação. Ao nível da construção do PRA contribuiu para desenvolver uma aprendizagem mais autêntica incluindo diferentes tempos e espaços, permitindo a integração de diferentes materiais e ferramentas, tais como: texto, figuras, gráficos, áudio e vídeo, facilitando a consulta e edição, permitindo ao seu autor uma construção e avaliação permanente, e favorecendo a interacção entre pares. O e-portefólio constituiu-se, assim, num instrumento que favorece a autonomia e a autoavaliação com vantagens no desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais, fundamentais à intervenção activa na sociedade da informação.
This research arises from the works developed in the Padre Benjamim Salgado Secondary School (ESPBS) regarding the framing of e-portfolios using the Elgg platform (open source). Maximizing the knowledge gained on the subject, we developed a project for the dissemination of this platform within the context of the Adult Education and Training Courses at a Secondary Level (CEFA-NS) taught at ESPBS, used for the construction of the reflective learning portfolio (PRA) employed in the recognition and validation of competences. The problematic was defined in terms of the contribution of the construction of e-portfolios as a technology and a teaching/learning and evaluation strategy for the development of PRA. Using a research/action methodology and with the case-study as method, we divulged and motivated the use of the Elgg platform in the development of a continuous teachers training course taught to a group of CEFA-NS teachers, directing the elaboration of teaching materials adequate to the context and using them to define the platform dissemination strategies among the trainees. Previous experiences developed in the field were taken into account while fostering this formation and in the end a meeting was organized with all participants to share and discuss. In this study we used as information gathering techniques the participant observation, the survey (questionnaire and interviews) and documents. In order to collect the experiences developed in the CEFA-NS context at ESPBS, we conducted semi-directed interviews and turned to the portfolios. We applied a questionnaire in order to understand the participants‘ level of involvement with Information and Communication Technologies. Within the scope of the training course, besides the participant observation, we utilized as analysis documents: the teaching materials produced by the trainers, the contents of the discussion forums, the individual critical reflection, the action evaluation form (questionnaire), and the participants‘ Elgg platform usage logs. We also took into account the video record of the joint session with all participants, as well as the answers to an open question posed to a trainee and a trainer. Our data analysis techniques were the content analysis in what concerns the scrutiny of the interviews and documents, and a statistical analysis using the Predictive Analytics SoftWare (PASW) when examining the questionnaires, Results reveal the prior existence of some constraints in the organization of CEFA-NS at ESPBS, the virtual absence of reflective practices by trainees, and also their feeble autonomy in proposing activities according to their life experiences. When using the platform, some difficulties with the English language were observable, since the entire platform is written in that language; as well as with technological dexterities when handling some of the features of Elgg; and also a lack of trainees‘ motivation to use Elgg due to time management difficulties when exploring the platform in training sessions, and having to work double due to the compulsory configuration of the PRA in hard copy format. We observed that the framing of e-portfolios in the CEFA-NS context at ESPBS is still not effective and that the use of Elgg enabled a first contact with an e-portfolio platform. We believe that using Elgg has improved the digital competences of the participants, who developed skills to use the tools available for Web 2.0 that are clustered in Elgg, improving their levels of literacy and communication. The construction of the PRA contributed to the development of a more authentic learning, including different times and spaces, enabling the integration of different materials and tools such as: text, figures, graphs, audio and video, facilitating the consultation and editing, allowing its author to permanently build and evaluate and encouraging peer interaction. The e-portfolio has, therefore, become an instrument that favours autonomy and self-evaluation with advantages in the development of cognitive and behavioural competences, fundamental to an active involvement in information society.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19826
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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