Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19963

TítuloGestão de filas de espera no Serviço de Urgência
Autor(es)Veloso, Tiago Marrucho
Orientador(es)Abelha, António
Data2011
Resumo(s)The constant evolution of information technology allows its application in health care to become increasingly widespread. Its use allows obtaining economic, effective and rational health care with quality, as well as a better organization of the health care system at any level. The Emergency Department appears with an increasingly important role in the National Health Services. In this department, the waiting times are an important factor in patient satisfaction. An Emergency Department where patients are seen quickly is considered a good Emergency Department. The presentation of waiting times in the Emergency Department improves the process of waiting for the patients, while still allowing the Emergency Department to administrate these waiting times and take action if the waiting times aren’t normal and are negative to the patients. Another important aspect in the Emergency Department is the patient call and the annunciation messages to patients, these are sometimes not clearly perceptible. This may occur for example, due to the state of the voice of the person who makes the call or because the room where the call is made presents a lot of noise. In order to solve this situation, computer synthesized speech that rules out some of these variables can be used, automatizing the process of calling patients and reading messages. The main objective of this thesis includes the development of a functional desktop application that allows the presentation of information about waiting times for the patients in the Emergency Department, and makes patient calls and announces messages using computer synthesized speech. In this thesis, the Windows Presentation Forms (WPF) technology was used to develop a desktop application that displays the average waiting times and the time that the last patient waited, both obtained in relation to the time required for a patient to be triaged and the 5 categories of the Manchester Triage System. The application developed also allows the presentation of videos and written messages, makes patient calls and announces messages. For patient calling and message announcing, a Text-To-Speech or TTS is used in order to transform the text into a sound message. Using the ASP.NET technology an application that allows the management of the desktop application features was also developed. This application can manage videos and the insertion, modification and deletion of written messages and messages to be read. In conclusion, an application was developed that matches the existing needs in the Emergency Department that facilitates processes like calling patients, providing relevant information to the patients and displaying waiting times.
A constante evolução das tecnologias da informação permite que a sua aplicação na área da saúde seja cada vez mais vasta. A sua utilização permite a obtenção de cuidados de saúde com qualidade, económicos, efetivos e racionais, bem como uma melhor organização do sistema de cuidados de saúde a qualquer nível. Com um papel cada vez mais importante no Sistema Nacional de Saúde surgem os Serviços de Urgência, nestes, os tempos de espera são um factor importante na satisfação dos pacientes. Um serviço de urgência em que os pacientes são atendidos rapidamente é considerado um bom serviço de urgência. A apresentação dos tempos de espera num serviço de urgência faz com que o processo de espera dos pacientes seja melhorado, permitindo ainda ao serviço de urgência monitorizar estes tempos e tomar medidas caso estes não sejam normais e prejudiquem os pacientes. Outro aspecto importante no serviço de urgência é a chamada de pacientes e anunciação de mensagens aos utentes, estas por vezes não são perfeitamente perceptíveis. Isto pode ocorrer por exemplo, pelo estado da voz da pessoa que efetua a chamada ou por a sala onde é efectuada a chamada apresentar muito barulho. De modo a resolver esta situação pode utilizarse voz sintetizada por computador descartando assim essas variáveis, uniformizando então os processos de chamada de pacientes e leitura de mensagens. O objetivo principal desta dissertação compreende o desenvolvimento de uma aplicação Desktop funcional que permita apresentar informação sobre tempos de espera aos pacientes no serviço de urgência, efetue a chamada dos pacientes e anuncie mensagens utilizando síntese de voz computadorizada. Nesta dissertação recorreu-se a tecnologia Windows Forms Presentation (WPF) para desenvolver uma aplicação Desktop que permitisse apresentar tempos de espera médios e o tempo de espera que o último paciente esperou, ambos são obtidos em relação ao tempo necessário para um paciente ser triado e para as 5 categorias diferentes do Sistema de Triagem de Manchester. Esta aplicação desenvolvida permite ainda apresentar vídeos e mensagens escritas, realizar a chamada dos pacientes e realizar leitura de mensagens. Na chamada de pacientes e leitura de mensagens é utilizado um Sistema Text-to-Speech ou TTS de modo a poder transformar o texto numa mensagem sonora. Foi ainda desenvolvido utilizando tecnologia ASP.NET uma aplicação Web que permite gerir funcionalidades da aplicação Desktop. Esta aplicação permite a gestão de vídeos e a inserção, alteração e eliminação de mensagens escritas e mensagens destinadas a ser lidas. Em conclusão, foi desenvolvida uma aplicação que corresponde às necessidades existentes num serviço de urgência, permitindo facilitar processos de chamada de pacientes, fornecer informações relevantes aos pacientes e apresentar aos pacientes tempos de espera.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biomédica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19963
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI/CCTC - Dissertações de Mestrado (master thesis)

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