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https://hdl.handle.net/1822/20102
Título: | Análise do desempenho do vocabulário compreensivo em crianças dos 5 aos 10 anos de idade: um estudo exploratório no concelho de Fafe |
Autor(es): | Costa, Orlanda Manuela Martins |
Orientador(es): | Santos, Anabela Cruz dos |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Em Portugal, a prevalência de crianças em idades pré-escolar e escolar que manifestam
perturbações comunicativas com efeitos no seu desenvolvimento global, em particular das suas
competências académicas, apresenta-se significativamente elevada. Assim, pretendeu-se
através da realização deste estudo, de caráter exploratório, contribuir para o aprofundamento do
conhecimento na área do desenvolvimento e avaliação da linguagem em crianças. Esta
investigação apresenta-se com os seguintes objetivos: (1) tradução e adaptação da prova
ROWPVT (Brownell, 2000) para o Português Europeu, na fase etária escolar dos 5 aos 10 anos,
e (2) análise do desempenho linguístico ao nível da compreensão do vocabulário, nas crianças
de idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. A aplicação da prova ROWPVT-Pt foi
realizada em duas escolas do mesmo agrupamento, da rede escolar pública, situadas em
diferentes contextos educacionais (rural e urbano). A amostra é constituída por 182 crianças, ou
seja, pelo número total de crianças a frequentar as duas escolas, com idades compreendidas
entre os 5 e os 10 anos. Os resultados da investigação demonstram que: (1) A idade cronológica
influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (2) O ano de
escolaridade influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (3) O
contexto educacional influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário
compreensivo, (4) O género não influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário
compreensivo; (5) As habilitações literárias do pai e da mão não influenciam o desempenho das
crianças ao nível do vocabulário compreensivo. Neste, foram obtidas fortes associações entre as
variáveis idade e ano de escolaridade relativamente ao desempenho total da prova (r=.77;
r=.82), o que significa que as crianças apresentam melhores desempenhos, ao nível do
vocabulário compreensivo, à medida que avançam na idade e progridem nos anos de
escolaridade. A análise efectuada neste estudo revela que o ano de escolaridade é o único
preditor do desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo (r2=.86) e o
coeficiente de determinação múltipla ajustado r2 é de .707, o que significa que 71% do
desempenho na prova ROWPVT-Pt, ao nível do vocabulário compreensivo, pode ser previsto
pela combinação de todas as variáveis independentes.
A prova ROWPVT-Pt apresenta bons níveis de consistência interna (α=.946), através de
resultados obtidos pelo Alpha de Cronbach de acordo com Field (2005). In Portugal, the prevalence of pre-school and school aged children with language and communicative disorders is significantly high; however there is a lack of tools in this field that will contribute for these children’s assessment. The aim of this study was to adapt and translate a test of receptive vocabulary, One- Word Picture Vocabulary Receptive Test (Brownell, 2000), and analyze children’s performance. Assessment occurred in two schools in the Municipality of Fafe (rural and urban contexts) with 182 children, aged 5-10, in public preschool and elementary schools. The results of this study showed that: (1) Age influences children’s receptive vocabulary performance; (2) School year influences children’s receptive vocabulary performance; (3) Educational context influence children’s receptive vocabulary performance; (4) Gender does not influence children’s receptive vocabulary performance; (5) Parent’s education does not influence children’s receptive vocabulary performance; Analysis showed that school year is the only predictor of children’s receptive vocabulary performance (r2=.86), and the adjusted coefficient correlation r2=.70, from the combination of all the independent variables. Age (r=.77) and school year (r=.82) are highly correlated with children’s receptive vocabulary performance. Children’s receptive vocabulary performance increased with age and school year. ROWPVT-Pt test revealed good internal consistency reliability according to (Field, 2005) with a value of .946 obtained by Cronbach's alpha. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20102 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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