Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20102

TítuloAnálise do desempenho do vocabulário compreensivo em crianças dos 5 aos 10 anos de idade: um estudo exploratório no concelho de Fafe
Autor(es)Costa, Orlanda Manuela Martins
Orientador(es)Santos, Anabela Cruz dos
Data2011
Resumo(s)Em Portugal, a prevalência de crianças em idades pré-escolar e escolar que manifestam perturbações comunicativas com efeitos no seu desenvolvimento global, em particular das suas competências académicas, apresenta-se significativamente elevada. Assim, pretendeu-se através da realização deste estudo, de caráter exploratório, contribuir para o aprofundamento do conhecimento na área do desenvolvimento e avaliação da linguagem em crianças. Esta investigação apresenta-se com os seguintes objetivos: (1) tradução e adaptação da prova ROWPVT (Brownell, 2000) para o Português Europeu, na fase etária escolar dos 5 aos 10 anos, e (2) análise do desempenho linguístico ao nível da compreensão do vocabulário, nas crianças de idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. A aplicação da prova ROWPVT-Pt foi realizada em duas escolas do mesmo agrupamento, da rede escolar pública, situadas em diferentes contextos educacionais (rural e urbano). A amostra é constituída por 182 crianças, ou seja, pelo número total de crianças a frequentar as duas escolas, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. Os resultados da investigação demonstram que: (1) A idade cronológica influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (2) O ano de escolaridade influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (3) O contexto educacional influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo, (4) O género não influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (5) As habilitações literárias do pai e da mão não influenciam o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo. Neste, foram obtidas fortes associações entre as variáveis idade e ano de escolaridade relativamente ao desempenho total da prova (r=.77; r=.82), o que significa que as crianças apresentam melhores desempenhos, ao nível do vocabulário compreensivo, à medida que avançam na idade e progridem nos anos de escolaridade. A análise efectuada neste estudo revela que o ano de escolaridade é o único preditor do desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo (r2=.86) e o coeficiente de determinação múltipla ajustado r2 é de .707, o que significa que 71% do desempenho na prova ROWPVT-Pt, ao nível do vocabulário compreensivo, pode ser previsto pela combinação de todas as variáveis independentes. A prova ROWPVT-Pt apresenta bons níveis de consistência interna (α=.946), através de resultados obtidos pelo Alpha de Cronbach de acordo com Field (2005).
In Portugal, the prevalence of pre-school and school aged children with language and communicative disorders is significantly high; however there is a lack of tools in this field that will contribute for these children’s assessment. The aim of this study was to adapt and translate a test of receptive vocabulary, One- Word Picture Vocabulary Receptive Test (Brownell, 2000), and analyze children’s performance. Assessment occurred in two schools in the Municipality of Fafe (rural and urban contexts) with 182 children, aged 5-10, in public preschool and elementary schools. The results of this study showed that: (1) Age influences children’s receptive vocabulary performance; (2) School year influences children’s receptive vocabulary performance; (3) Educational context influence children’s receptive vocabulary performance; (4) Gender does not influence children’s receptive vocabulary performance; (5) Parent’s education does not influence children’s receptive vocabulary performance; Analysis showed that school year is the only predictor of children’s receptive vocabulary performance (r2=.86), and the adjusted coefficient correlation r2=.70, from the combination of all the independent variables. Age (r=.77) and school year (r=.82) are highly correlated with children’s receptive vocabulary performance. Children’s receptive vocabulary performance increased with age and school year. ROWPVT-Pt test revealed good internal consistency reliability according to (Field, 2005) with a value of .946 obtained by Cronbach's alpha.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20102
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação_orlanda _2011.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID