Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20183

TítuloJogo de damas, uma recriação fundamentada no storytelling interactivo
Autor(es)Pinto, Silvia Raquel Barros
Orientador(es)Zagalo, Nelson
Data2010
Resumo(s)O projecto Jogo de Damas, uma Recriação Fundamentada no Storytelling Interactivo, constitui uma Instalação interactiva que emergiu no contexto de criação em Tecnologia e Arte Digital. A Instalação procurou constituir um espaço de reflexão, em torno de questões que incidissem na violação dos Direitos Humanos, em particular a violação dos direitos das mulheres. Para o desenvolvimento do projecto foi delimitada a realidade a contemplar e, nesse sentido, delinear uma ilustração sobre o quadro do feminismo, no contexto português dos finais do século XIX e século XX. Ao mote de partida foi associada a exploração do jogo semântico da palavra Dama; instigaram-se, assim, o início dos trabalhos com a criação de uma narrativa ficcional que reporta para a Europa, num ambiente futuro, no ano de 3075. Mediante os cenários conferidos pela narrativa ocorreu, posteriormente, a criação de um espólio de imagens e a constituição do registo sonoro, a considerar na Instalação. Esta ficou constituída pela interface de jogo e contemplou a fusão do mundo real com o mundo virtual. A plataforma de jogo considerou, na sua componente tangível, um cubo e quatro peças de jogo. Na sua componente digital prevalecem duas projecções associadas ao elemento sonoro. O jogo pressupõe a participação de dois sujeitos que interajam entre si e com o sistema computacional desencadeando, desta forma, um conjunto de escolhas e de acções e ou imagens correspondentes a uma sequência narrativa, previamente estabelecida. Esta componente sensorial é obtida com recurso à utilização de um sistema de visão por computador. Às aplicações computacionais implementadas correspondem a linguagem Processing em conjunto com as bibliotecas OPENCV, Serial e ESS.
The project Game of Checkers, a recreation based on Interactive Storytelling is an interactive installation that emerged in the context of Technology and Digital Art. This installation provides a space designed for reflection on issues that deal with the violation of human rights, in particular the violation of women's rights. In order to develop this project it was necessary to choose a suitable reality to work with, so we designed an illustration of the structure of feminism in the context of the Portuguese late nineteenth and twentieth century. As a starter there is a semantic exploration around the word “Dama”. The scenario and plot of the game are presented through a fictional story with a futuristic environment - Europe in the year 3075. Throughout the creation of the different narrative scenarios we also created a collection of images and sound records that are linked to the game. The installation is constituted by the game interface and contemplates the fusion of the real world with the virtual world. The platform of the game is composed by a cube and four pieces, the Checkers. It’s digital component includes two projections associated with the sound element. This game requires two players who interact with each other, with the computer system triggering a set of choices, actions and images corresponding to a previously established narrative sequence. The sensory component is obtained by using a computer vision system. The implemented computer applications use the Processing language with OpenCV, Serial libraries and ESS as well.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Tecnologia e Arte Digital
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20183
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

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