Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20215

TítuloAvaliação de vocabulários recetivo e expressivo em crianças com e sem perturbações da comunicação, dos 36 aos 71 meses
Autor(es)Silva, Vanessa Leitão da
Orientador(es)Santos, Anabela Cruz dos
Data2011
Resumo(s)Este estudo exploratório tem como finalidade a tradução e adaptação para Português Europeu dos testes EOWPVT (Brownell, 2000) e ROWPVT (Brownell, 2000) para as idades compreendidas entre os 36 e os 71 meses, os quais avaliam o vocabulário expressivo e recetivo, fornecendo dados sobre o desenvolvimento lexical de crianças em idades precoces com desenvolvimento típico e permitindo a sua comparação com os de crianças com perturbações da comunicação, havendo a discriminação do desempenho lexical nos dois subgrupos pela análise inferencial das diferenças significativas. Deste processo resultaram as versões do EOWPVT – PE, com 63 itens, e ROWPVT – PE, com 68 itens. Os testes foram aplicados a uma amostra aleatória de 134 crianças, nesta fase etária, em que 89 apresentam um Desenvolvimento Típico (DT) e 45 Perturbações da Comunicação (PC), selecionadas de todos os jardins de infância da rede pública do concelho de Braga. Os resultados obtidos através de uma análise quantitativa indicam que: a) as crianças com PC apresentam um desempenho inferior ao das crianças com DT nas provas de vocabulário recetivo e expressivo, comprovando que é possível discriminar dificuldades semânticas em idades precoces; b) o desempenho das crianças com DT e com PC é superior ao nível da compreensão; c) nas crianças com DT e com PC verifica-se um aumento quantitativo do seu vocabulário por fase etária, sendo possível a dissociação em três fases ([3,00 – 3,11], [4,00 – 4,11] e [5,00 – 5,11] anos), com uma complexificação lexical gradativa; d) a idade e a educação materna são preditoras do desempenho do vocabulário nas crianças com DT e com PC. As correlações entre as variáveis independentes e os resultados brutos dos testes das crianças com DT e PC são elevadas e positivas, variando entre .52 e .61 no EOWPVT – PE e entre .41 e .66 no ROWPVT – PE. Em ambos os testes a variável idade apresenta correlações mais fortes, fator indicador de que esta está associada ao desempenho das crianças nos testes. Encontram-se também correlações positivas, mas mais fracas, com a variável educação materna, o que indica que esta é uma variável que também está associada ao desempenho, ainda que de forma menos marcada. A consistência interna, obtida pelo Alpha de Cronbach, indica valores de α = .931 para o EOWPVT – PE e de α = .913 para o ROWPVT – PE, valores considerados excelentes, segundo Field (2005). Pela análise dos percentis neste estudo exploratório, observa-se que as crianças com DT apresentam melhores desempenhos em ambos os testes em relação às crianças com PC. Os resultados deste estudo indicam que a compreensão antecede a produção no desenvolvimento linguístico e que o percurso linguístico das crianças com DT e com PC é similar, ainda que efetuado mais lentamente pelas crianças com PC.
This study aims to translate and adapt to European Portuguese the EOWPVT (Brownell, 2000) and ROWPVT (Brownell, 2000) for ages between 36 and 71 months, which assess both expressive and receptive vocabulary, providing data about the lexical development in young children with typical development and children with communicative disorders. This study was performed on a random sample of 134 children, in the previous age range, where 89 of them have Typical Development (TD) and 45 have Communicative Disorders (CD), selected from all public presschools in Braga. The results showed that: a) children with CD had a lower performance than children with TD on receptive and expressive vocabulary tests, which contributes to the identification of semantic difficulties in early ages; b) the performance of children with TD and with CD is higher in comprehension; c) in children with TD and with CD it is possible to find quantitative growth in their vocabulary according to age group, thus creating conditions for a distinction between three different age stages ([3,00 – 3,11], [4,00 – 4,11] e [5,00 – 5,11] years old) linked to increasing lexical complexity; d) age and maternal education are predictors of vocabulary performance in children with TD and with CD. The correlations between independent variables and the raw results for children with TD and with CD are high and positive, varying between .52 and .61 in EOWPVT – PE, and between .41 and .66 in ROWPVT – PE. In both tests age has high correlations, which means that age is associated with the performance of children in both tests. In addition, positive correlations, although weaker, were also found on maternal education, showing that maternal education is also associated with children’s performance. Internal consistency was obtained through Cronbach’s Alpha, with results of α =.931 for EOWPVT – PE and of α =.913 for ROWPVT – PE., and are considered excellent according to Field (2005). An exploratory percentile analysis was performed and illustrates that children with TD have better performances in both tests, comparatively with children with CD. The results of this study illustrate that comprehension precede production in language development, and language development process seems to follow the same sequence, although children with CD are slower in acquisition.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20215
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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