Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20230

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Íris-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu-
dc.date.accessioned2012-09-17T15:02:08Z-
dc.date.available2012-09-17T15:02:08Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.citationContributos da Psicologia em Contextos Educativospor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20230-
dc.description.abstractNa infância desenvolvem-se competências de carreira que afetam processos posteriores de tomada de decisão e de ajustamento vocacional. O enquadramento teórico e empírico do desenvolvimento vocacional neste período sustenta o investimento em programas de educação para a carreira. Estes devem sustentar-se em práticas de avaliação psicológica, nas quais ressalta a escassez internacional de medidas baseadas teoricamente e com propriedades psicométricas robustas. Schultheiss e Stead (2004) contribuíram para superar esta lacuna ao construir a Childhood Career Development Scale (CCDS), aplicável a alunos do 4.º ao 7.º ano de escolaridade e que avalia oito dimensões do modelo interativo (Super, 1990) - curiosidade/exploração, figuras-chave, informação, interesses, autoconceito, perspetiva temporal, locus de controlo e planeamento. Este estudo pretende validar a CCDS para a população portuguesa, recorrendo a uma amostra de 704 estudantes do 2.º ciclo. Pela análise fatorial exploratória extraíram-se oito fatores que explicam 48.09% da variância, sendo que a consistência interna varia entre .44 e .87. Através da MANOVA fatorial, analisaram-se efeitos do ano de escolaridade, do sexo e da idade nos fatores extraídos, obtendo-se efeitos principais e de interações. A discussão privilegia a utilidade da CCDS na articulação entre a teoria, a investigação e a prática psicológica promotora do desenvolvimento vocacional na infância.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento vocacionalpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.titleDesenvolvimento vocacional na infância: validação da childhood career developmnent scale para a população portuguesa e contributos para a prática psicológicapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://webs.ie.uminho.pt/iisicpce/Atas.htmlpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate12 Julho - 13 de Julho 2012por
sdum.event.typeconferencepor
dc.subject.udc37.048-
dc.subject.udc159.9.018.7-
oaire.citationStartPage735por
oaire.citationEndPage745por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleII Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"por
sdum.conferencePublicationII Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"por
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliveira & Taveira, 2012 Validaçao da Childhood Career Development Scale.pdfDocumento publicado em Atas43,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID