Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20318

TítuloDa poesia ao desenvolvimento da competência literária: propostas metodológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Autor(es)Melo, Isabel Maria Pinto do Souto e
Orientador(es)Azevedo, Fernando José Fraga de
Palavras-chavePoesia
Competência literária;
Programa de Leitura fundamentado na Literatura
Didática do 1.º e do 2.º ciclos
Poetry
literary skills
Literature-based Reading Program;
didactics
Data24-Mai-2012
Resumo(s)Tendo por base os resultados de diversos estudos nacionais e europeus sobre os níveis de literacia dos portugueses, o desenvolvimento da proficiência na leitura foi assumido como um desígnio educativo nacional. Na sequência desta actual preocupação, este estudo procura demonstrar que a poesia, dadas as suas particularidades linguísticas, literárias e estéticas, constitui um género literário privilegiado no aperfeiçoamento da competência literária. No entanto, vários indicadores apontam para a forma equivocada com que a poesia tem vindo a ser trabalhada nas nossas escolas, principalmente nos primeiros níveis de escolaridade. Por conseguinte, defende-se nesta dissertação uma configuração apelativa da prática pedagógico-didática relativamente à abordagem da poesia em sala de aula, que passa, antes de mais, pela sensibilização dos professores para a necessidade de conhecerem as características do texto poético e as suas potencialidades na formação de leitores competentes, críticos e reflexivos. Assim, na primeira parte, apresenta-se um quadro teórico, alicerçado por estudos literários recentes sobre poesia, competência literária e fruição estética. Neste enquadramento, apresenta-se uma reflexão sobre o leitor, mais concretamente sobre as necessidades e especificidades da criança leitora, e definem-se as principais particularidades da linguagem poética nos textos de potencial receção infantil. Seguidamente, procede-se ao estudo do tratamento metodológico da poesia na realidade educativa portuguesa. Analisam-se os documentos oficiais que regulam o sistema de ensino português, bem como as mais recentes medidas educativas no âmbito da Língua Portuguesa, procurando saber-se de que forma estas ações normativas contemplam a aprendizagem da poesia na promoção da competência literácita. Para melhor se conhecer a prática docente, relativamente à abordagem da poesia em sala de aula, aplicou-se um Inquérito por Questionário nas escolas de 1.º e de 2.º Ciclos de um dos concelhos do distrito do Porto. Os resultados, associados aos outros instrumentos analisados, confirmam os pressupostos iniciais deste estudo sobre o desaproveitamento deste género literário, em contexto escolar, na promoção do leitor cooperativo e reconstrutor de sentidos. Na terceira parte desta investigação, recorrendo a textos poéticos de autores contemporâneos portugueses, são apresentadas estratégias e propostas de atividades pedagógico-didáticas para a abordagem da poesia nos 1.º e 2.º Ciclos. Este estudo, ao subscrever um programa de leitura fundamentado na literatura, procura contribuir para a afirmação da transversalidade dos saberes no âmbito do Ensino Básico, atendendo ao facto de que não é possível isolar a leitura, e a leitura da poesia em particular, do desenvolvimento das outras competências em língua materna nem dos conhecimentos correspondentes aos domínios de outras áreas disciplinares. Por outro lado, decorrente do anterior pressuposto, pretende-se promover a melhoria das práticas de ensinoaprendizagem da poesia no contexto do 1.º e do 2.º Ciclos.
Low standards of literacy in Portugal are a current educational concern. Therefore, this Ph. D. thesis suggests that poetry, given their particular linguistic, literary and aesthetic features, is a privileged literary genre in the development of literary skills. However, several indicators suggest that poetry has been neglected in our schools syllabi, especially in early school years. As a result, this study argues in favour of the implementation of a creative and an effective classroom work relying on poetry, and recognizes the need to develop teachers’ awareness of the potential benefits of poetry as a teaching and learning tool for a range of academic skills. Thus, in the first part, a theoretical framework is presented based on recent literary studies related to poetry, literary competence and aesthetic fruition. This framework focuses both on the role of the reader, namely on the child reader’s needs and particular characteristics, and on poetry specificities in the context of children’s literature.Secondly, a look at a selection of curriculum guides provided information on poetry teaching within the Portuguese educational system. A survey was also conducted in one of the municipalities in the Oporto district, in order to identify the strategies most frequently adopted when primary and elementary schools teachers teach poetry and how children respond to and learn from reading poetry. The results, associated to other research tools, support our initial assumptions regarding the mistreated way poetry has been taught and learnt in schools. Finally, examples of poetry lessons incorporating contemporary Portuguese poetry and effective teaching strategies are suggested in this study to help primary and elementary teachers integrate poetry into their daily practice. Using the Literature-based Reading Program model, this study aims, on the one hand, to contribute to recognizing the transversality of knowledge in the context of elementary education, given the fact that it is not possible to isolate reading, and the reading poetry in particular, from the development of other skills of the Portuguese Language as well as from other areas of knowledge. On the other hand, this study also aims to promote enhanced poetry teaching and learning practices in primary and elementary school classrooms
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Literatura para a Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20318
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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