Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20384
Título: | Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágio : apresentação de um ensaio teórico metodológico |
Autor(es): | Macedo, Ana Paula |
Palavras-chave: | Configurações de articulação Escola de Enfermagem e Hospital Supervisão de estágios |
Data: | 2012 |
Editora: | Educa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Resumo(s): | O estudo subjacente a esta comunicação, que reflete sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem. No entanto, a questão como objeto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. A tese debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios com algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo – Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. A primeira vertente expôs uma proposta de modelo teórico para a compreensão da supervisão de estágios em contexto de trabalho hospitalar, cruzando-se com uma pluralidade de dimensões, ora organizacionais, ora de supervisão, permitindo uma leitura transversal dos dados que contextualizaram toda a problemática. A segunda vertente consistiu na construção de um arquétipo de Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágio, no plano das orientações para a ação organizacional/sistema de pensamento e ideias. Foi a partir da tipologia construída que foi possível realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da ação/sistema da ação. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da ação/sistema da ação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20384 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaPaulaMacedo-Actas-1ºCongressoIberoBrasileiro-2010.pdf | Atas do Congresso Espaço Público da Educação | 724,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |