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dc.contributor.authorFerreira, Albertina-
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda da Silva-
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina-
dc.date.accessioned2012-10-25T13:07:19Z-
dc.date.available2012-10-25T13:07:19Z-
dc.date.issued2012-08-15-
dc.identifier.issn1681-5653-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20533-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto decorreu (n = 270), mas para efeitos de avaliação foram selecionados, de modo aleatório, 54 alunos. Nesta avaliação foi usado um design de grupo único com três medidas repetidas no tempo. Recorreu-se à gravação vídeo da leitura de dois excertos de 100 palavras extraídos de duas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura Português, a partir da qual foi calculado o tempo individual de leitura e o número de erros. Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três momentos de avaliação, traduzidos na redução no tempo de leitura e no número de erros. Os resultados mostram que o programa teve efeito em todos os alunos, traduzido na redução do tempo de leitura e no número de erros de leitura. Apesar das mudanças observadas, o coeficiente de correlação intraclasse sugere que embora os alunos com piores desempenhos melhorem, continuam a ter resultados inferiores ao dos seus pares com melhores desempenhos. Os resultados encontrados são semelhantes aos reportados em estudos que avaliaram o efeito de programas de intervenção dirigida para o desenvolvimento da fluência leitora, embora os mesmos tenham sido efetuados com alunos a frequentar anos escolares anteriores ao do presente estudo. Dado que os progressos na recuperação são menores à medida que a escolaridade aumenta, os resultados obtidos podem considerar-se relevantes.por
dc.description.sponsorshipDidáxis Cooperativa de Ensino, CRL. - Vila Nova de Famalicãopor
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeitura em voz altapor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectDificuldades na leiturapor
dc.subjectFluênciapor
dc.titleAvaliação de um programa de intervenção na fluência de leiturapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=4681&titulo=Avalia%E7%E3o%20de%20um%20programa%20de%20interven%E7%E3o%20na%20flu%EAncia%20de%20leiturapor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage13por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationTitleRevista Iberoamericana de Educaciónpor
oaire.citationVolume59por
sdum.journalRevista Ibero-Americana de Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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Ferreira, Ribeiro & Viana, 2012.pdfdocumento principal280,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

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