Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20669
Título: | O estudo acompanhado em articulação com a matemática : práticas de duas professoras |
Autor(es): | Delgado, Fátima Ferreira, Rosa Antónia Tomás Fernandes, José António |
Palavras-chave: | Matemática Estudo acompanhado Tarefas Plano da matemática |
Data: | Mai-2012 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) |
Resumo(s): | Com a implementação do Plano da Matemática (PM), a área curricular não disciplinar de Estudo Acompanhado (EA) passou a constituir um espaço significativo para trabalhar Matemática. Neste texto, pretendemos identificar e analisar a articulação entre a disciplina de Matemática e a área de EA quando nesta são desenvolvidas tarefas matemáticas e lecionadas pelo mesmo professor. Com este intuito, analisámos as práticas de duas professoras no que diz respeito aos tipos de tarefas selecionadas para as aulas de Matemática e de EA, às razões e fontes para essa seleção e às formas como são, em geral, exploradas as tarefas em cada um destes espaços de trabalho com os alunos. Os resultados evidenciam que ambas as professoras procuram articular o trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática e nas de EA de forma complementar, aproveitando este espaço para reforçar conteúdos e preparar os alunos para as provas nacionais, embora de formas diferentes. Os resultados sugerem também que o Plano da Matemática tem uma maior influência nas práticas das professoras nas aulas de EA do que nas de Matemática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20669 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012 EIEM2012.pdf | Documento principal | 734,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |