Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2071

TítuloIntegração de aplicações multicast num sistema de e-learning com QoS adaptativa
Autor(es)Deusdado, Sérgio
Carvalho, Paulo
Palavras-chaveE-learning
Aplicações multicast
QoS adaptativa
DataSet-2003
EditoraFundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)
Resumo(s)Este artigo descreve a implementação e o funcionamento de um sistema de ensino à distância (EAD) baseado em tecnologia multicast, acessível via web browser, que incorpora soluções de adaptabilidade pró-activa por forma a optimizar a utilização dos recursos disponíveis. A arquitectura do sistema desenvolvido inclui middleware provedor de adaptabilidade, que configura e inicia as aplicações multicast envolvidas na conferência multimédia de forma transparente, favorecendo a preservação da QoS, coadunando as necessidades específicas da aplicação e o perfil de QoS dos comunicantes. Numa primeira fase avaliam-se os recursos de interligação e processamento que suportam a ligação fim a-fim recorrendo a indicadores como a largura de banda disponível, round-trip-time (rtt), memória disponível e ocupação do processador. Munido com os indicadores colectados, o middleware proporcionará um conjunto de pré-parametrizações às aplicações de conferência áudio e vídeo multicast envolvidas, que adaptarão convenientemente os seus débitos e créditos. O objectivo é distribuir conscientemente os recursos disponíveis pelos membros interventivos do grupo multicast, assegurando QoS e sustentabilidade compatíveis com o processo comunicativo num ambiente de e-learning. Os módulos de middleware foram implementados em applets Java e Javascript embutido.
TipoComunicação em painel
DescriçãoApresentação efectuada na 6ª Conferência sobre Redes de Computadores - Protocolos, Tecnologias e Aplicaçoes para Ambientes Moveis, Bragança, Portugal, September 2003.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2071
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DI/CCTC - Artigos (papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
crc2003-sdd.pdfpaper1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir
crc2003-sdd.bibLatex bibitem440 BTextVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID