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https://hdl.handle.net/1822/20782
Título: | A aliança terapêutica e a qualidade da experiência subjetiva: do processo terapêutico à vida diária de indivíduos com diagnóstico de perturbação de ansiedade |
Autor(es): | Mourão, Joana dos Santos Pereira Ferreira |
Orientador(es): | Ribeiro, Eugénia Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Ansiedade Funcionamento interpessoal Aliança terapêutica Experiência ótima Mudança Anxiety Interersonal functioning Therapeutic alliance Change Optimal experience |
Data: | 13-Jun-2012 |
Resumo(s): | Os
indivíduos
com
diagnóstico
de
perturbação
de
ansiedade
apresentam
dificuldades
no
relacionamento
interpessoal,
que
se
manifestam
no
contexto
da
terapia
e
no
contexto
da
sua
vida
diária.
A
formação
e
desenvolvimento
de
uma
relação
terapêutica
segura
e
de
suporte,
pode
constituir-‐se
como
uma
oportunidade
de
exploração
de
novos
modos
funcionais
de
relacionamento
interpessoal
do
cliente,
por
si
apresentados
na
sua
vida
diária,
indicadores
de
uma
mudança
efetiva.
Este
trabalho
tem
por
objetivo
geral
a
análise
da
experiência
relacional
de
indivíduos
com
diagnóstico
de
perturbação
de
ansiedade,
quer
no
contexto
terapêutico,
quer
no
da
sua
vida
diária.
Procurou-‐se
perceber
mudanças
nesta
experiência
relacional
ao
longo
do
processo
terapêutico
nestes
dois
contextos.
Na
investigação
presente
neste
trabalho
participaram
21
indivíduos.
Foram
utilizados
o
Inventário
da
Aliança
Terapêutica,
o
Outcome
Questionnaire
e
o
Flow
Questionnaire,
em
todas
as
sessões
do
processo
terapêutico
para
a
recolha
dos
dados
relativos
ao
contexto
terapêutico.
No
estudo
da
vida
diária
dos
indivíduos,
recorreu-‐se
ao
Experience
Sampling
Method
que
utiliza
uma
metodologia
de
recolha
de
dados
psico-‐sociais
em
tempo
real.
A
recolha
de
medidas
ecológicas
feita
em
três
ocasiões,
cada
uma
delas
com
a
duração
de
uma
semana,
decorreu
em
paralelo
com
os
três
momentos
do
processo
terapêutico
(início,
meio
e
fim).
Os
indivíduos
respondiam,
quando
inseridos
nos
seus
contextos
de
vida,
a
questões
sobre
a
experiência
que
estavam
a
ter
no
momento
em
que
eram
inquiridos. A
nível
do
contexto
terapêutico,
os
resultados
mostram
que
o
diagnóstico
de
perturbação
de
ansiedade
social,
quando
comparado
com
o
diagnóstico
de
perturbação
de
pânico, está
associado
a
uma
menor
qualidade
inicial
da
aliança
terapêutica,
a
maiores
níveis
de
sintomatologia
iniciais,
e
à
menor
probabilidade
de
ocorrência
de
experiência
ótima.
Os
resultados
resultados
evidenciam,
apesar
de
tudo,
uma
semelhança
dos
padrões
de
desenvolvimento
da
aliança
terapêutica
e
da
evolução
da
sintomatologia
nos
dois
diagnósticos
de
perturbação
de
ansiedade
em
estudo.
Comprova-‐se
uma
influência
da
aliança
terapêutica
na
ocorrência
de
experiência
ótima
no
contexto
terapêutico.
Relativamente
ao
contexto
da
vida
diária,
de
indivíduos
com
diagnóstico
de
perturbação
de
ansiedade
seguidos
em
processo
terapêutico,
os
resultados
revelam
a
evolução
positiva
da
afetividade,
da
satisfação
consigo
próprio,
da
perceção
de
desafios
e
da
perceção
de
competências
no
decurso
da
terapia.
A
fase
de
intervenção
é
identificada
como
o
momento
associado
a
uma
maior
probabilidade
de
ocorrência
de
experiência
ótima
na
vida
diária
destes
indivíduos.
Também
o
estarem
acompanhados
e
apresentarem
pensamentos
não
relacionados
com
o
problema
foram
factores
identificados
como
potenciadores
da
ocorrência
de
experiência
ótima
nestes
mesmos
indivíduos. Na
discussão
geral
da
tese
promove-‐se
a
integração
dos
resultados
dos
dois
estudos,
discutindo-‐se
a
contribuição
dos
elementos
do
processo
terapêutico
para
as
mudanças
na
vida
diária.
Conclui-‐se
sobre
a
importância
da
experiência
interpessoal
como
eixo
central
na
experiência
dos
indivíduos
com
diagnóstico
de
perturbação
de
ansiedade
nos
dois
contextos
estudados.
As
implicações
futuras
desta
tese
são
apresentadas
na
conclusão. Individuals with an anxiety disorder diagnose present dificulties in their interpersonal relationships, that manifest themselves on the therapeutic context and on their daily life context. The formation and development of a secure and supportive therapeutic relationship can present itself as an oportunity to explore new functional ways of the client relating, which they may display and present in their daily life, indicating an efective change. Therefore, this work presents as a general goal the analysis of the relational experience of individuals with an anxiety disorder diagnose, not only in the therapeutic context but also on their daily life. It tried to understand the changes in that relational experience throughout the therapeutic process, in these two contexts. On the hereby presented research participated 21 individuals. In the therapeutic context the Working Alliance Inventory, the Outcome Questionnaire and the Flow Questionnaire, were used in all the sessions to collect the data of this context. In order to study the individuals daily life, the Experience Sampling Method was used. It uses a real time methodology to collect psico-‐social data. Therefore, simultaneously to the three therapeutic process moments (beginning, middle and end) and for a period of a week, individuals answered, when inserted in their life contexts, to questions the experiences they were having at that moment. In the therapeutic context, the results show that the social anxiety disorder diagnose, when compared to the panic disorder diagnose, is associated with a lower quality of the therapeutic aliance, greater levels of symptomatology and fewer probability of these individuals experiencing optimal experience in the therapeutic context. At the same time, the results show a resemblance on the patterns of therapeutic alliance development and on the symptomatology evolution in both anxiety disorder diagnoses. There has been also identified an influence of the therapeutic alliance on the probability of occurring optimal experience. Regarding the daily life of individuals with an anxiety disorder diagnose, under a therapeutic process, the results show how afection, personal satisfaction, the perception of challenges and the perception of skills become gradually positive throughout the psychotherapeutic process. The intervention phase of the therapeutic process is associated to a greater probability of occurrence of optimal experience in their daily life. Being acompanied and presenting thoughts not related to the problem were also identified as influencing the probability of occurring optimal experience. The general discussion of this thesis promotes the integration of the findings of the two contexts studied by analyzing the contribution of the therapeutic context elements to the changes on individuals’ daily life. It concludes on the interpersonal experience as a central axis on the individuals with an anxiety disorder diagnose experience on these two contexts. Future implications of the research findings are further presented. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20782 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Teses de Doutoramento |
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