Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20826

TítuloDo início do Estado Novo totalitário ao processo de Bolonha : o que resta da crítica à universidade da década de 1930 protagonizada por Lobo Vilela (1902-1966)
Autor(es)Manso, Artur
Palavras-chaveUniversidade
Reformas
Ensino
Contemporaneidade
Data2012
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Resumo(s)Nesta comunicação é minha intenção refletir sobre a progressiva democratização do ensino superior em Portugal através da leitura de alguns textos assinados por A. Lobo Vilela que se inserem no ciclo de reflexões sobre o ensino universitário em Portugal suscitado pelo Grupo de Renovação Democrática ainda na primeira década de vigência do Estado Novo. Porei mais a claro uma corrente do pensamento português a que pertenceram, entre outros: Álvaro Ribeiro. Agostinho da Silva, Delfim Santos, Santana Dionísio, que em tempos bem diferentes do nosso, soube enfatizar a necessidade de qualquer curso superior não se ficar apenas por uma formação altamente especializada, como acontece cada vez mais, mas que seja capaz de a modelar com um conjunto de saberes que dotem os futuros profissionais de uma visão integrada e alargada do mundo nas suas diversas manifestações: científicas, tecnológicas, artísticas, religiosas, literárias, filosóficas… assumindo estas preocupações, a minha reflexão terá como fio condutor a seguinte questão: para lá da mobilidade e da acentuada especialização, o desígnio de Bolonha e a pressão das sociedades atuais cada vez mais informatizadas, serão capazes de cumprir essa importante finalidade universitária?
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20826
ISBN978-989-8471-05-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Do início do estado novo totalitário - Artur Manso.pdfDocumento principal1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID