Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21034

TítuloCrescer beneficiário do rendimento social de inserção: infância e pobreza no concelho de Amares
Autor(es)Neves, Vanessa Júlia Antunes
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Data2012
Resumo(s)A discussão em torno da medida do Rendimento Social de Inserção (RSI), implementada em Portugal há 14 anos, recai diversas vezes sobre questões como a perpetuação dos ciclos de pobreza, efeitos de integração social e profissional dos beneficiários. Neste contexto, este estudo procura numa primeira fase compreender as representações e significados que as crianças/adolescentes beneficiárias do RSI do Concelho de Amares têm acerca dos seus contextos familiares e o impacto que essas percepções poderão ter na capacidade de orientação para a vida das crianças e adolescentes. Numa segunda fase, são explorados os itinerários das famílias beneficiárias do rendimento mínimo garantido (RMG), nomeadamente, os percursos dos seus filhos, através dos jovens adultos que nos anos 1997 a 2000 pertenceram a famílias beneficiárias do RMG no Concelho de Amares, com vista a compreender o impacto do RMG na qualidade de vida dos jovens adultos. Para isto, em termos metodológicos, recorreu-se a um mixed design, na medida em que articula metodologias qualitativas e quantitativas. A importância do estudo relaciona-se com a necessidade de melhor compreender a influência explícita e implícita que o contexto familiar tem na construção do projecto de vida dos adolescentes e jovens. A investigação desenrola-se através de três estudos: numa primeira fase, um estudo preliminar que consistiu num levantamento estatístico, seguiu-se um estudo de caso junto das crianças e adolescentes beneficiários do RSI, e numa terceira fase um estudo longitudinal retrospectivo, junto de jovens adultos que em 1997 a 2000 pertenceram a famílias beneficiárias do RMG. Sendo assim, através do estudo realizado junto de crianças e adolescentes foi possível perceber que estas tendem a adoptar uma atitude defensora da família, apesar de reconhecerem constrangimentos económicos nas mesmas. Por outro lado, as crianças e adolescentes tendem a valorizar a escola mas as suas ambições escolares e profissionais, na sua maioria, não revelam intenção de mobilidade social. No estudo realizado junto de jovens adultos verificou-se que estes apresentam itinerários de vida diferentes entre si, o que é indicador que o RMG não atinge os beneficiários do mesmo modo. Verifica-se também que os jovens adultos estão na sua maioria integrados em termos profissionais, mas mantêm problemas económicos, tal como as suas famílias de origem, apesar de melhorias. Por outro lado, apresentam expectativas optimistas face ao futuro e satisfação face à família actual. Como principais conclusões do estudo destaca-se a multiplicidade de situações que existem no seio das famílias beneficiárias do RSI, o que indica que o RSI não atinge os beneficiários do mesmo modo; este facto, leva à necessidade da coexistência de medidas complementares ao RSI, na intervenção junto destes agregados familiares.
The discussion around the measure of Social Integration Income (SII), implemented in Portugal 14 years ago, is usually based on issues such as the perpetuation of the poverty cycles, or the effects of the social integration of the beneficiaries. In this context, this study aims to in a first phase understand the meanings and representations that children/adolescents benefiting from the SII in the municipality of Amares have about their family backgrounds and the impact that these perceptions may have on the ability to guide their lives. In a second phase, the itineraries of families benefiting from the Guaranteed Minimum Income (GMI) will be explored, namely the paths of their children, through the young adults that from 1997 to 2000 were part of families benefiting from the GMI in the municipality of Amares, in order to understand the impact of GMI in the quality of life of those young adults. In terms of methodology, we have used a mixed design, once it combines qualitative and quantitative methodologies. The importance of the study relates to the necessity of better understanding the explicit and implicit influence of the family context on the construction of adolescents and youngsters life projects. This research was built towards three steps: firstly, a preliminary study consisting on a statistical survey; secondly, a case study on a group of children and teenagers benefiting from SII; thirdly, a longitudinal and retrospective study among young adults who belonged to families benefiting from the GMI from 1997 to 2000. Thus, through the study carried out among children and adolescents, on the one hand, we were able to understand that these have a tendency to adopt an advocating attitude towards family, even though they recognize some economical constraints in it. On the other hand, children and adolescents tend to value school, but, on the majority of cases, their academic and professional ambitions don’t reveal intentions of social mobility. In what concerns the study carried out with the young adults, we verified that these present different life itineraries among themselves, which is an indicator that the GMI does not affect beneficiaries in the same way. We can also verify that most of the young adults are professionally integrated, even though they maintain some economic problems, similarly to their origin families, despite the improvements. Nevertheless, they present some optimistic expectations towards the future as well as satisfaction concerning their present family context. The main conclusions of this study are the multiplicity of situations verified among families benefiting from the SII, which indicates that SII does not affect its beneficiaries in the same way; for this reason, it is necessary to implement the coexistence of complementary measures along with the SII during the intervention in these households.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21034
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Júlia Antunes Neves.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID