Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21104

TítuloAs expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
Autor(es)Pereira, Isabel Cristina Oliveira
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Data2012
Resumo(s)Na base de uma metodologia de investigação-ação, o presente relatório surge como consequência do projeto desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada, na escola no EB1 de São Lázaro, no âmbito do Mestrado de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Observado primeiramente o contexto referido revelou-se a vontade do desenvolvimento deste projeto dando voz ao tema da articulação das diferentes áreas de saber, nomeadamente as com maior peso no 1º Ciclo (Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio), recorrendo às expressões artísticas como estratégia de intervenção. Atualmente a tendência escolar segue rumo ao encontro de todas as capacidades científicas que o indivíduo deve compreender e executar, ficando assim de lado a importância do ser como um todo, holístico, capaz de revelar a sua personalidade, os seus sentimentos e os seus conhecimentos expressivamente. Com isto, o presente projeto teve como base a importância e as vantagens de um ensino com arte, isto é, de um ensino onde é possível que a criança tenha oportunidade de expressar artisticamente aquilo que já conhecia, assim como os novos conhecimentos adquiridos. Através das expressões artísticas foram pensadas atividades que pudessem fazer valer a articulação das diferentes disciplinas, de modo a dar resposta a algumas questões levantadas durante o processo. Sendo uma das mais relevantes a forma como as crianças pensam, isto é, se pensam só sobre o que aprender ou também sobre o que fazem, indo ao encontro da temática do aprender a aprender no qual se inclui a metacognição. O presente relatório está, então, dividido por vários capítulos que estruturados em três partes fundamentais revelam o trabalho em volta do tema escolhido: "As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber". Logo, iniciado com as abordagens teóricas em que foi baseado o mesmo, parte para um segundo momento da apresentação de todo o processo do desenvolvimento do projeto, terminando com uma reflexão final que abarca não só as conclusões, mas também a identificação das suas limitações e recomendações futuras. Importa ainda referir que o este relatório foi elemento indispensável na formação de profissional de educação, enquanto momento de reflexão sobre a prática.
Based on the action-research methodology, the present work appears as a consequence of the project developed during the supervised teaching practice in the São Lázaro primary school, within the Master in Pre-school education and Teaching in the 1st cycle of Primary Education. Having observed, primarily, the context, the urge of developing this project, giving voice to the thematic of the articulation of the different areas of knowledge namely the most valued in the 1st cycle (Mathematics, Portuguese and Environmental Studies), making use of the artistic expressions, was revealed. Currently the scholar trend encounters all scientific capabilities that the individual should understand and executes, leaving apart the importance of the human being as a whole, holistic, capable of revealing his personality, his feelings and his knowledge expressively. With this, the present project was based on the importance and the advantages of a teaching with art, this means a teaching where it is possible that the child has the opportunity of expressing what she knows and the new acquired knowledge. Through the artistic expressions, activities that could make worth the articulation of the different subjects to answer some of the questions made through the process were thought. One of the most important question is how children think, this is, if they think only about what they learn or also about the process, leading to the thematic of learning to learn in which the metacognition is included. So, the present work is divided in several chapters that structured in three fundamental parts reveal the work around the chosen theme: “The expressions as a form of articulation of the different areas of knowledge”. Beginning with the theoretical approaches in which it was based, followed by a second moment of presentation of the all project development process, ending with a reflection that includes not only the conclusions, but also the identification of the limitations and future recommendations. It is also important to refer that this work was an indispensable part on the professional of education formation, as a moment of reflection about the practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21104
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Cristina Oliveira Pereira.pdf4,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID