Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21219
Título: | A formação do professor de matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico |
Outro(s) título(s): | Mathematics teacher education, supported by ICT in the teaching internship |
Autor(es): | Viseu, Floriano Ponte, João Pedro da |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores de matemática Tarefa Comunicação Reflexão TIC Prospective Mathematics Teacher Education Task Communication Reflection ICT |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
Revista: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Resumo(s): | Este artigo debruça-se sobre o papel das TIC no desenvolvimento de aspetos do conhecimento didático (tipo de tarefas e formas de comunicação) e da capacidade reflexiva de futuros professores de Matemática durante o seu estágio. O estudo envolve três estagiários colocados em escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas a cada estagiário (uma no início e outra no final do estágio) e da análise documental (reflexão de aulas e mensagens de e mail e do fórum). As TIC permitiram a partilha e a discussão de situações da sala de aula, o trabalho conjunto entre orientadores e estagiários, o que contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento didático e da capacidade reflexiva dos estagiários. Estes usaram diferentes tipos de tarefas e promoveram formas de comunicação para além da unidirecional. A interpretação, problematização e reconstrução de alguns momentos contribuíram para verem a própria prática como fonte para aprender a ensinar. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21219 |
ISSN: | 0103-636X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico.pdf Acesso restrito! | 223,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |